Marca Dedim aposta no reaproveitamento de materiais para criar joias
A etiqueta brasiliense transforma matérias-primas recicladas em acessórios modernos. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
O upcycling é uma das técnicas que atrela criatividade e inovação para criar novos produtos. Nesse segmento que pensa e produz moda sob a ótica da sustentabilidade, a marca brasiliense Dedim é referência em criações que mesclam matérias-primas novas com materiais reaproveitados.
Vem conferir!
O início da Dedim se deu de maneira despretensiosa. A idealizadora, Simone de Souza, começou a se aventurar no mundo da marcenaria e passou a produzir peças com aparas de madeiras que, à primeira vista, não teriam mais utilidade.
Com formas mais esculturais e marcantes, os acessórios logo chamaram atenção de amigos próximos, que incentivaram a arquiteta e designer a criar uma marca focada nas criações concebidas por ela. Assim, em 2017, nasceu a etiqueta de acessórios de upcycling.
O design dos anéis, colares e brincos se destaca por uma característica: a autenticidade. “Aos poucos, comecei a vender as peças para amigas que me faziam encomendas. Na minha primeira participação em uma feirinha de artesanato, eu vendi quase todas as peças que levei. A partir desse dia, surgiram outros convites e ficou até mais rentável me dedicar à marca do que propriamente à arquitetura”, conta Simone à coluna.
Os pedaços de madeira foram o ponto de partida da marca. No entanto, com o passar dos anos, novas matérias-primas foram incorporadas, como aconteceu com o acrílico. Recentemente, a marca deu mais um passo de expansão em seu portfólio e firmou parceria com uma empresa do Sul do Brasil que trabalha com o reaproveitamento de plástico.
“Apenas 2% do plástico produzido no Brasil é reciclado, mesmo sendo um dos materiais que mais demora a se decompor na natureza… cerca de 450 anos”, lamenta a idealizadora da label.
Simone Souza aponta que a aceitação do público é um dos maiores desafios das etiquetas de upcycling, uma vez que as gerações mais velhas ainda enxergam o ato de reaproveitar materiais com certo preconceito. Por outro lado, o público jovem busca por marcas com propósito.
Participante do Metrópoles Fashion & Design, evento promovido pela coluna Moda Fora dos Padrões em outubro de 2022, Simone expôs peças. Além disso, foi convidada a falar sobre a trajetória da Dedim em um painel focado em upcycling.
“Foi muito legal unir diferentes marcas de diferentes segmentos em um só lugar. O evento serviu para alavancar e dar luz para esse setor e apresentar novos projetos a um público interessado. Nós não temos muitos eventos desse tipo em Brasília e, por isso, eu achei a iniciativa fantástica. De quebra, ainda consegui ter essa troca com estudantes e foi possível difundir a nossa bandeira de sustentabilidade”, celebra.
Moda Brasília
A Coluna Moda Fora dos Padrões deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.