Marca brasiliense Arara foca em peças com tecidos frescos e fluidos
No portfólio, a etiqueta engloba roupas atemporais e itens de decoração produzidos por artesãos locais
atualizado
Compartilhar notícia
Autoral, descomplicada e afetiva: em suas criações versáteis, a Arara estampa a atemporalidade no vestir. Fundamentada no slow fashion, a marca carrega os seus valores não somente nas peças, como também no estilo de vida. No Moda Brasília desta terça-feira (8/2), a coluna conversou com Camila Sampaio, fundadora da etiqueta que é referência em itens de linho.
Vem conferir!
A marca
Muito mais do que produzir itens alinhados com as tendências, entender as necessidades do público faz toda a diferença. A versatilidade, por exemplo, é uma característica cada vez mais desejada pelas clientes na hora de adquirir um produto. Com foco em peças atemporais, a marca Arara se destaca na capital.
Criada por Camila Sampaio, em 2014, a etiqueta propõe roupas que transbordam fluidez. Os tecidos são leves, as modelagens são amplas e a paleta de cores é essencialmente sóbria, trazendo tons de terracota, bege e branco. Os acessórios também seguem na mesma linha, com elementos naturais.
“Particularmente, eu nunca fui uma pessoa que gostou de roupas complicadas, aquelas que você precisa pensar muito com o que vai combinar. Sendo assim, na Arara, eu trouxe um pouco das minhas preferências e estilo pessoal. Com o tempo, fomos moldando o nosso portfólio, que hoje mescla tons crus, estampas minimalistas e clássicas, como o poá e listras”, conta a idealizadora.
O conforto é uma bandeira defendida pela marca. Dessa forma, as criações são inspiradas nas próprias clientes: mulheres reais, com curvas e que não abrem mão de roupas que se adaptam ao seu corpo. Os itens possibilitam diferentes combinações, gerando um intercâmbio com outras peças do guarda-roupas.
Minimalismo requintado
Nos últimos anos, o linho, que era um tecido exclusivo da moda praia, conquistou o seu lugar no guarda-roupa das brasileiras. Com frescor, o têxtil oferece leveza às produções do dia a dia. Apostando na tendência, as peças da Arara são, em sua maioria, compostas pela matéria-prima.
Atualmente, o portfólio engloba vestidos, quimonos, batas, blusas, conjuntos, calças e bermudas fluidas. Os calçados da marca focam no conforto, trazendo opções de flats, papetes e plataformas baixas. Já na parte de acessórios, a pegada artesanal não fica de fora. As bolsas e os cintos são confeccionados com palha e crochê.
A etiqueta ainda conta com itens de decoração alinhados com o estilo de vida das clientes. Na linha, que abrange desde móveis rústicos a vasos de cerâmica, são destacados os trabalhos feitos à mão.
“A nossa estratégia de vendas mudou durante a pandemia. Por conta do isolamento, as nossas clientes não sentiam necessidade de comprar roupa para o trabalhar de casa. No entanto, vimos a oportunidade de estender a nossa gama de produtos. Atualmente, os itens de casa são os mais vendidos do nosso e-commerce”, explica Camila Sampaio.
Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Colaborou Marcella Freitas