metropoles.com

Marca brasileira é confirmada na Semana da Moda de Milão

A etiqueta cearense Rendá, especializada em rendas manuais, foi convidada pelo evento para representar o país em programa de novos talentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/@renda.arraes
renda.arraes_67137822_492986154864294_1986564057356874194_n
1 de 1 renda.arraes_67137822_492986154864294_1986564057356874194_n - Foto: Reprodução/Instagram/@renda.arraes

De 17 a 23 de setembro, todos os holofotes do universo fashion estarão voltados à Semana de Moda de Milão e, nesta temporada, temos um motivo a mais para conferir de perto a programação do evento, tendo em vista que uma marca brasileira foi convidada a representar o país nas passarelas italianas. A estreante Rendá, da designer cearense Camila Arraes, desfilará uma minicoleção junto com outros novos talentos escalados pela fashion week, no dia 21, no Palazzo Visconte.

Vem saber mais sobre a participação da grife comigo!

Apostando na delicadeza das rendas manuais, a Rendá chama atenção do mercado brasileiro por suas peças que ressaltam a riqueza da moda autoral nordestina. No entanto, após seu último desfile no Dragão Fashion Festival, a etiqueta foi notada, também, no circuito internacional.

Após apresentar uma bela coleção norteada pelos richelieus franceses, a Semana de Moda de Milão convidou a marca a participar de um projeto de novos talentos incluído na programação do evento. “Hoje, a internet abre muitas portas. Em maio, fiz um desfile onde exibimos 35 looks feitos com nossas rendas manuais. Acredito que eles viram o trabalho em nosso Instagram e nos contataram, há cerca de dois meses”, relata Camila à coluna.

Roberta Braga e Chico Gomes
Para o #DFB2019, Camila Arraes se inspirou na história da renda

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Designer brincou com vários trabalhos manuais

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Estampas surgiram em produções pontuais

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Cartela de cor contemplou diversos tons de rosa

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Degradê deu expressão a este modelo

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Mangas amplas, o grande hit do DFB 2019

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Produção com pegada provençal

 

Roberta Braga e Chico Gomes
Estilista investiu no estilo girlie

 

Segundo a estilista, a iniciativa italiana pediu que ela apresente algo tipicamente brasileiro, sem reinterpretações para adequar as criações aos padrões europeus. “Eles pediram que não tentássemos fazer algo voltado ao Velho Continente. O objetivo é mostrar a renda nordestina, afinal, foi isso que os encantou. A trama ao estilo Renascença, uma das principais características da marca, surgiu, inicialmente, em Veneza. Vamos levá-la de volta, mas com cara de Brasil”, adianta a designer.

Para o Milano Fashion Week, a Rendá prepara uma coleção exclusiva, mas sem deixar de lado seu DNA. “Além da renda Renascença, teremos muitos trabalhos manuais e bordados em richelieu. Vou levar 10 looks para o desfile e mais 10 para um shooting que vamos fazer. Tem vestidos e muitas saias longas com pegada moderna, mas nada muito conceitual. Vamos mostrar criações mais elaboradas, mas há também peças que podem ser usadas no dia a dia”, detalha a cearense.

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Rendá investe em composições que exploram o artesanato nordestino

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
O richelieu, usado na capa do vestido em destaque, sempre surge nas criações de Camila

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
A renda Renascença é outro forte da etiqueta

 

Em paralelo à coleção que será apresentada na Europa, Camila ainda desenvolve um outro compilado para exibir em Abu Dhabi, no mês de outubro. Para isso, ela conta com uma verdadeira rede de artesãs cearenses.

“Nós íamos desfilar no próximo Minas Trend, mas recebemos um convite para desfilar nos Emirados Árabes. A marca está sendo descoberta internacionalmente. Estamos a todo vapor, tanto minha equipe fixa, com cerca de vinte pessoas, quanto as 100 rendeiras que trabalham conosco em associação”, revela.

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Camila Arraes, criadora da Rendá

 

Criada há quatro anos, a Rendá, curiosamente, começou a tomar forma em Brasília. Casada com o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), a idealizadora da grife sempre dá seus rasantes no quadradinho, onde algumas amigas estimularam a empresária a investir na marca. “Sou psicóloga de formação, mas comecei a fazer roupas de renda para uso pessoal. Algumas amigas da capital gostaram e perguntaram onde comprei. Foi quando vi que ali havia um potencial comercial. Me profissionalizei e abri a etiqueta”.

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Peças chamam atenção por seus detalhes

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Marca também investe no segmento de festas

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Arraes trabalha moods mais jovens e modernos

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
Criações sempre exalam romantismo

 

Reprodução/Instagram/@renda.arraes
A Rendá tem apostado até mesmo no street style

 

Atualmente, as peças da label são encontradas somente em Fortaleza, onde Camila mantém seu único ponto físico, mas, até o fim de 2019, será possível adquirir as rendas artesanais de Arraes na capital federal.

“Estamos em processo de expansão para multimarcas de outros estados. Em novembro, vou a Brasília apresentar os produtos para algumas lojas daí. Já era para termos começado a vender em outras cidades, mas eu precisava organizar melhor minha produção. Agora, sinto que é a hora”, adianta a estilista, que se apresentará às 11h no quinto dia do Milano Fashion Week.

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?