Manolo Blahnik lança collab inédita com a Birkenstock
A colaboração mescla a estética de ambas as etiquetas. Dividido em dois lançamentos, os primeiros modelos estarão disponíveis em 24 de março
atualizado
Compartilhar notícia
O que acontece quando uma marca referência em chinelos confortáveis resolve se juntar a uma especialista em saltos altos? O resultado pode ser conferido na colaboração entre Birkenstock e Manolo Blahnik, com um lançamento em duas partes, sendo o primeiro deles nesta quinta-feira (24/3). Na parceria inédita, as etiquetas trazem características que definem a estética de ambos os universos.
Vem ver!
O melhor dos dois mundos
Ao contrário do que muitos pensam, estilo e praticidade podem, sim, andar lado a lado. Se a série And Just Like That, da HBO Max, lançada no fim do ano passado, ganhasse mais uma temporada, provavelmente um item em especial não sairia dos pés da protagonista Carrie Bradshaw: o novo Manolo à la Birkenstock.
Na colaboração, a sandália Arizona de duas tiras e a mule Boston foram transformadas por Blahnik em três tonalidades, incluindo dois novos designs que substituem o couro e camurça padrão por veludo macio em fúcsia e azul safira. Para arrematar, cada sandália é adornada com uma fivela repleta de pedrinhas brilhantes, assinatura da etiqueta.
“Qualidade e atemporalidade são elementos presentes em ambas as marcas”, destacou Blahnik em comunicado à imprensa. “Esteticamente, podemos parecer diferentes, mas fundamentalmente temos os mesmos valores: ajuste requintado, artesanato e conforto são as partes mais importantes de nosso design e produção de calçados”, completou.
A marca espanhola Manolo Blahnik, conhecida por seus calçados altos de cetim, é uma das maiores referências de sapataria. Suas criações, que enfeitam diversos tapetes vermelhos, tornaram-se parte da cultura popular por influência da protagonista de Sex and the City, Carrie Bradshaw, interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker. Na trama, o “crush” da personagem, Sr. Big, usou um par de sapatos Manolo para pedi-la em casamento. O item, na tonalidade azul e fivela brilhante, tornou-se um objeto de desejo entre os fãs da série.
Embora à primeira vista as Birkenstocks possam parecer divergentes ao conceito de luxo, a etiqueta se tornou um ímã para as marcas de alta moda – ainda mais desde o início da pandemia, quando o apetite do consumidor mudou para o conforto extremo. Em 2020, a Vogue britânica elegeu a Birkenstock, carro-chefe da label, como a sandália do ano. Naquela primavera, as buscas pelo calçado aumentaram 225%, de acordo com o aplicativo global de compras de moda Lyst.
A fabricante de calçados lançou anteriormente coleções com o designer conceitual Rick Owens, além da Valentino e da Celine, enquanto Phoebe Philo ainda estava no comando criativo da casa francesa. Owens manteve sua iteração simples com uma cauda de tira alongada em couro envernizado, enquanto Philo forrou a sandália de cortiça moldada em cetim. Desde 2020, houve pelo menos sete colaborações notáveis da Birkenstock com grifes renomadas, como Proenza Schouler, Jil Sander, Toogood e Stüssy.
O primeiro drop da coleção Manolo Blahnik x Birkenstock está marcado para esta quinta-feira, 24 de março. Os produtos inéditos podem ser adquiridos no e-commerce de ambas as grifes ou nas lojas físicas espalhadas pelo mundo. Já o segundo lançamento, que trará novos modelos, está previsto para acontecer em junho.
Colaborou Marcella Freitas