Mais uma perda: Opening Ceremony fechará todas as lojas em 2020
Multimarcas de Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio encerram suas atividades nos próximos meses, mas etiqueta própria permanecerá ativa
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de marcas como Forever 21 e Barneys declararem falência, mais um importante nome da cena fashion é atingido pela crise do varejo norte-americano. Em post publicado no Instagram nessa terça-feira (14/01/2020), Carol Lim e Humberto Leon, idealizadores da Opening Ceremony, anunciaram que todas as multimarcas da rede fecharão as portas em 2020. A decisão acontece após os estilistas venderem a label para o grupo New Guards, que está interessado em manter apenas a etiqueta própria da empresa.
Vem comigo saber mais!
A Opening Ceremony foi inaugurada em setembro de 2002, como um celeiro de marcas que estavam despontando no mercado internacional. Inspirados pelo espírito das Olimpíadas, Carol e Humberto, ambos de ascendência asiática, convidaram etiquetas como Proenza Schouler, Alexander Wang e Rodarte a se unirem a designers do Brasil e Hong Kong em uma área entre os bairros Soho e Chinatown, em Nova York.
A possibilidade de encontrar marcas que nunca tinham sido vendidas nos Estados Unidos logo chamou a atenção dos fashionistas, que adotaram a loja como um ponto de encontro. Ao apostar em uma label própria, a dupla por trás da multimarcas viu seu primeiro hit, uma camiseta com estampa de diamante, tomar as ruas da Nova York, em uma movimentação que seria recorrente dali em diante.
A boa aceitação pelo público levou os empresários a inaugurarem mais um endereço em Los Angeles, enquanto o LVMH convidou a dupla para dirigir a criação da Kenzo, em 2012. Inseridos no mercado de luxo internacional, Carol e Humberto passaram a investir em novos pontos físicos, em Londres e Tóquio.
Em 2013, com a entrada na semana de moda de Nova York, a Opening Ceremony mostrou seu DNA ao mundo, fazendo várias marcas se interessarem na visão diferenciada. Topshop, Maison Margiela, Vans, Reebok, Disney, Adidas e Kodak são apenas algumas empresas que fecharam parcerias com a rede de multimarcas.
Um verdadeiro case de sucesso foi trilhado nos 18 anos da marca, mas a crise no varejo norte-americano levou Carol e Humberto a venderem a etiqueta ao grupo New Guards, detetor da Off-White. No entanto, segundo o Business of Fashion, o conglomerado pertencente à Farfetch adquiriu apenas a marca registrada e a PI da empresa, deixando as multimarcas fora da negociação.
“Decidimos nos concentrar em aumentar a marca própria da Opening Ceremony com nossos novos parceiros. Neste momento de imensas mudanças na maneira como as pessoas compram, ainda acreditamos no poder do varejo apaixonado e exclusivo, mas sentimos a necessidade de mudar, refletir e nos atualizar. Estamos aproveitando esta oportunidade para dar um passo atrás e avaliar o futuro de nossa experiência. Vamos sair do varejo por um momento para que possamos voltar com uma experiência mais inspiradora e relevante”, diz um comunicado no Instagram.
Colaborou Danillo Costa