Madonna e outros famosos customizam ecobags para causa beneficente
Leilão de tote bags personalizadas por nomes como Naomi Campbell e Lenny Kravitz beneficiará escola infantil no Quênia
atualizado
Compartilhar notícia
Celebridades do entretenimento e da moda customizaram ecobags da marca norte-americana Ministry of Tomorrow por uma boa causa. Entre elas, nomes como Madonna, Naomi Campbell, Lenny Kravitz e várias outros. As peças serão leiloadas para financiar a escola infantil Chema Vision Children’s Center, localizada em Nairóbi, capital do Quênia.
Vem saber os detalhes!
Arte pela Educação
Todos os valores arrecadados pela iniciativa, batizada de Art for Education (Arte pela Educação, em tradução livre), serão disponibilizados para a instituição educacional do Quênia. As peças estão disponíveis para lances virtuais (neste link) desde a última terça-feira (1º/6) e seguem até o próximo dia 16. Os lances mínimos são de US$ 1 mil. A meta é arrecadar US$ 100 mil.
O leilão é uma parceria da Ministry of Tomorrow, sediada em Los Angeles (Califórnia) e especializada em bolsas e acessórios veganos, com Rodney Burns e David Malvaney, da loja Church Boutique, e a plataforma on-line de leilões para caridade Charitybuzz. As peças estão em exibição em Nova York entre os dias 4 e 9 de junho, nas galerias da empresa de arte Christie’s no complexo comercial Rockefeller Center, em Nova York.
Em comunicado exclusivo ao WWD, o fundador e diretor criativo da Ministry of Tomorrow, Julian Prolman, explicou que a escola Chema Vision Children’s Center fica perto da unidade de produção da marca em Nairóbi. Segundo ele, a instituição não conseguiu os recursos necessários para atualizar a estrutura exigida pelo governo local, que estava fechando escolas em determinadas situações.
“Como resultado, a Chema teve de fechar, deixando 155 crianças sem uma escola que também oferecesse uma refeição diária para algumas das crianças mais vulneráveis de Kibera [comunidade de Nairóbi], muitas delas órfãs e filhos de mães solteiras sem a capacidade de pagar as taxas escolares”, informou.
Intervenções das celebridades
As customizações incluem detalhes interessantes, como pinturas e frases. Cada um dos 24 exemplares é único, mas algumas celebridades customizaram mais de uma unidade, como o cantor Lenny Kravitz, que escreveu expressões como “Deixe o amor comandar” e “Acredite, acredite, acredite” em duas ecobags diferentes.
Madonna escreveu uma citação do romancista norte-americano James Baldwin (1924-1987) que diz: “O amor não começa e termina da maneira que parecemos pensar que começa. O amor é uma batalha, o amor é uma guerra, o amor é um crescimento”.
Vale destacar que, graças a uma doação inicial feita pela cantora, a escola conseguiu mudar para uma nova unidade. Agora, os fundos do leilão pretendem garantir o orçamento anual da instituição. David, um dos filhos da Rainha do Pop, também customizou uma sacola exclusiva para o projeto, com um desenho inspirado no mesmo autor citado pela mãe.
A intervenção de Naomi Campbell inclui várias marcas de batom em formato de beijos e um autógrafo. A atriz Halle Berry, por sua vez, decorou a ecobag com desenhos como corações e penas. A lista de celebridades que colaboraram com a iniciativa também inclui Paris Jackson, Usher, Zoë Kravitz, Lionel Richie, entre vários outros artistas.
Ferramenta de ativismo
Julian Prolman, fundador da Ministry of Tomorrow, também fez uma intervenção artística em uma das ecobags do leilão: uma pintura que representa um xamã da Amazônia. Ele afirmou que a unidade de produção da marca em Nairóbi tem o objetivo de oferecer trabalho com salários justos para alfaiates da maior favela da cidade, Kibera.
Ainda ao WWD, ele contou que a iniciativa recente utiliza a moda para o ativismo social e ambiental. “Trata-se de um artesanato de qualidade combinado ao cuidado com a natureza, os animais, as pessoas que fazem os produtos e todos ao longo da cadeia de abastecimento que participaram da produção dos materiais que entram em nossas bolsas”, complementou.
Veja todas as 24 ecobags da iniciativa Art for Education na galeria abaixo:
Colaborou Hebert Madeira