Macy’s anuncia que fechará até 150 lojas em três anos
A gigante varejista queridinha dos Estados Unidos está em processo de reestruturação e corte de gastos
atualizado
Compartilhar notícia
As históricas escadas rolantes de madeira da Macy’s, localizadas na Herald Square, em Nova York, costumavam levar centenas de clientes diariamente pelos andares da loja de departamento, inaugurada em 1902, na ilha de Manhattan. Com o aumento exponencial das vendas pelo comércio eletrônico, os degraus pitorescos passaram a ser menos utilizados. De uns anos para cá, a marca precisou traçar novos planos na tentativa de sobreviver na era do consumo on-line e ressignificar estratégias.
Vem comigo saber mais!
Desde a sua criação, em 1851, a Macy’s implementou nos Estados Unidos um novo jeito de ir às compras. Para proporcionar uma experiência única, o idealizador Rowland Hussey centralizou de tudo um pouco em um mesmo estabelecimento a preços razoáveis.
Com o passar dos anos, o modelo de negócios se tornou parada obrigatória dos visitantes e moradores de Nova York. A marca abriu mais de 870 lojas por todo o mundo e conquistou o título de loja de departamentos queridinha da América.
A primeira unidade da Macy’s em Manhattan acompanhou o crescimento da companhia e também se agigantou, chegando a ocupar um quarteirão inteiro com 11 andares, logo ao lado do arranha-céu Empire State Building.
A gigante varejista americana anunciou no último dia 6 de fevereiro que irá reinventar as estratégias de negócios. A fim de alcançar novos clientes, o primeiro passo é mirar nas vendas on-line por alguns meses. Para isso, algumas coisas vão mudar na estrutura da casa, com o fechamento de 125 pontos físicos em todo o país ao longo dos próximos três anos, a dispensa de dois mil funcionários e o reposicionamento dos outros trabalhadores.
“Vamos concentrar nossos recursos nas partes saudáveis de nossos negócios, abordar diretamente as partes prejudiciais e explorar novas fontes de receita”, anunciou o CEO, Jeff Gennette, em comunicado oficial.
Com mais de 100 anos de atuação no mercado americano, a Macy’s está lutando com a diminuição das compras em lojas físicas e mirando em estratégias para atrair novos clientes no mercado on-line. Outro plano para reestruturar a varejista é um reformulado conceito de loja física, intitulado Market By Macy’s.
A primeira store com o novo conceito abriu as portas nesta semana no Texas, na cidade Southlake. Agora, a marca aposta em um espaço físico menor e os produtos são organizados para oferecer melhor experiência e testes aos clientes que optarem por encher as sacolas presencialmente.
Cerca de 157 etiquetas foram elencadas para abastecer as prateleiras da loja e um processo minucioso de curadoria foi feito, principalmente na seleção de produtos específicos destinados ao público local. O espaço também simboliza uma fase de teste e experimentações para ressignificar as vendas da varejista.
Economistas apontam que as quedas nos números de vendas nas lojas físicas são reflexo do crescimento das compras on-line. Intitulado como o Apocalipse do Varejo pelos especialistas, o fenômeno já fez outras etiquetas buscarem reestruturação, a exemplo da Forever 21 e da Gap.
Colaborou Sabrina Pessoa