Excêntrico e irreverente: Luyd inova com looks jeans neste Halloween
Conheça Luyd, estilista de Brasília que usa o upcycling em suas criações rebeldes e glamurosas, inclusive no Halloween
atualizado
Compartilhar notícia
Desde os primeiros anos de vida, o barulho incessante das máquinas de costura faziam parte da rotina do brasiliense Luyd, graças ao trabalho que suas tias exerciam. Na escola, a arte sempre foi paixão, enquanto as outras matérias eram obrigação. Não demorou para que ele percebesse o dom da criação, mais especificamente de roupas.
Atualmente, as familiares que o introduziram nesse universo trabalham com Luyd em sua marca autoral, que tem como assinatura o jeans, o upcycling e, durante o mês de outubro, o Halloween. Venha conhecer mais a história e os visuais da etiqueta!
Inicialmente, as criações se restringiam ao papel. Mas não demorou até que Luyd, hoje com 22 anos, desse vida aos seus desenhos. Em 2019, o criativo idealizou uma coleção de moda praia, que pode ser encontrada em lojas de Ibiza e Miami. Um ano depois, colocou a mão na massa quando o crescente cenário brasiliense de drag queens o abraçou, após vestir a artista Medu Zaa. Ele desenvolveu um projeto “troca de pele” para a drag, uma das mais conhecidas da cidade.
“A partir disso, conheci mais gente da cena, vesti DJs, cantores e dançarinos maravilhosos”, relata Luyd. Entre os nomes com os quais colaborou estão Thiago Pantaleão, Marina Sena e a dançarina da Anitta Ohana Lefundes. “Atingir pessoas que admiro é uma das minhas metas”, admite.
Luyd: a criação da marca
Com a propagação do seu nome pelo meio artístico, Luyd tinha o desejo de ter um espaço só seu: poder vender peças criadas por ele, alcançar novas pessoas e se orgulhar em ter sua própria marca. No começo de 2023, o nome Luyd deixou de ser apenas o artista e se tornou a arte. Logo em seguida, uma oportunidade surgiu para alavancar e mostrar em uma passarela a arte do brasiliense a partir do upcycling.
“Meses depois de criar a marca, fui um dos selecionados do Sense Moda Criativa, um projeto no qual tive meu primeiro desfile financiado. Ele foi todo feito com jeans, minha maior paixão. Recriamos peças, desfizemos 230 calças jeans, e a partir desses tecidos criamos looks novos.”
Halloween, o Carnaval fashionista
Glamuroso, freaky e exagerado. É assim que Luyd qualifica o Dia das Bruxas — e a própria marca. “Assim como o Halloween, a Luyd é sobre isso. O exagero, o fashionismo, a irreverência”. Foi nessa festa que o estilista encontrou a oportunidade de unir as pessoas que já o admiravam e a possibilidade de produzir peças originais, que fugiam do clichê.
Os clientes procuram Luyd para releituras de personagens e adaptações de figuras do terror, como vampiros. O diferencial é a visão e ousadia características da marca. “O que me distingue é a originalidade. Vou fazer para você, da sua forma, no seu estilo, mas trazendo meu toque final”, explica.
Luyd enxerga o Halloween como um “Carnaval fashionista” e, este ano, não vai ser diferente. Diversas festas dos dias que cercam o 31 de outubro terão sua mão, como a Drag’o’ween, que contará com uma apresentação musical para qual o estilista produzirá todo o figurino. “Algumas das peças mais bonitas que já criei”, promete.
O mês é movimentado para Luyd, já que também vestirá as drags do Haus of Impéria, coletivo que se apresenta como abertura do show da Pabllo Vittar, no festival Halloweeknd. “Serão looks vampirescos e com muito jeans. Estou feliz com toda essa entrega e reconhecimento”, explica Luyd.
Jeans: um tecido de significados
Marca registrada do Luyd, a utilização do jeans veio como solução da dificuldade de um jovem que não tinha tempo de costurar tecidos complexos. A afinidade aconteceu rapidamente, e as possibilidades de adaptação do material conquistaram o coração — e as criações — do artista.
“A irreverência, a história que o jeans traz é 100% a proposta da Luyd. Somos uma marca completamente voltada para o upcycling, para a criação. É uma loja com uma vibe rockstar, de garota jovem, e o jeans incorpora tudo isso”, finaliza.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.