Luciana & Yasmim produz joias com significado e design contemporâneo
Fundada em 2016, a etiqueta brasiliense se inspira em arte, arquitetura e design para a criação de peças
atualizado
Compartilhar notícia
“Criar adornos imbuídos de emoção, que atravessem o tempo e passem de geração para geração.” Esse é o propósito das joias produzidas pela etiqueta brasiliense Luciana & Yasmim, que são como fragmentos de histórias. As cores trazem simbolismos e o design se destaca pela inovação, sem deixar de lado a delicadeza. Para o Moda Brasília desta quarta-feira (15/12), a coluna bateu um papo com a sócia-fundadora da marca, Luciana Narciso, que compartilhou as inspirações por trás das coleções.
Vem conferir!
O surgimento da marca Luciana & Yasmim aconteceu despretensiosamente. De um lado do duo está Luciana Narciso, formada em administração; de outro, Yasmin Passos, graduada em publicidade e propaganda. Encantada pelo universo da joalheria, Luciana resolveu se arriscar em um curso de ourivesaria. Mergulhando no universo movido pela criação, começou a rascunhar ideias de como tornar a paixão em negócio – afinal, a veia empreendedora sempre esteve presente. Foi, então, que convidou Yasmin, conhecida por sua criatividade ímpar, para somar no projeto.
“Nós começamos a buscar uma pegada diferente dentro do segmento, algo que trouxesse ineditismo e frescor. Sendo assim, logo me veio a ideia de chamar a Yasmin. Ela tem uma pegada superartística, gosta de desenhos e sempre foi extremamente criativa. Achei que seria interessante trazer duas visões de mundo”, compartilha Luciana Narciso à coluna.
Determinadas a colocar o planejamento em prática, dedicaram-se juntas ao curso de design de joias. Na imersão, definiram referências, estilo e materiais que seriam usados nas peças. Somando a técnica adquirida com o nicho escolhido, nasceu, em 2016, a marca Luciana & Yasmim. As joias da grife reúnem três pilares importantes para a dupla: arte, arquitetura e história.
Com muita bossa, as peças trazem significados atrelados a cada traço. Na mais recente coleção, batizada de Vênus, o duo se inspirou na obra O Nascimento de Vênus (1486), de Sandro Boticelli. No quadro, uma moldura esculpida em mármore é preenchida por gemas coloridas, posicionadas de acordo com a paleta e distribuição de tonalidades escolhidas por Boticelli.
Refletindo as referências, a coleção trouxe anéis, braceletes, chokers e brincos produzidos em mármore esculpido. O resultado não poderia ser diferente: peças que transbordam beleza, singularidade e atraem olhares. “Dentro da moldura, as gemas dialogam com o espaço vazio, da mesma forma que a arte preenche as nossas vidas”, explana Luciana.
No mês de novembro, a L&Y conquistou um território almejado: as passarelas. A convite da Neriage, que desfilou no São Paulo Fashion Week N52, a marca de joias somou ao desfile da grife. Na ocasião, foram elencados anéis e brincos tanzanita de pérola barroca.
Confira a entrevista com Luciana Narciso:
Quais são as referências que inspiram o trabalho de vocês?
Luciana Narciso: A arquitetura e o design, principalmente, costumam ser o nosso ponto de partida para começar a desenhar as nossas criações. Na coleção Vênus, nos inspiramos no mármore e nas formas da Itália Renascentista. Em vez de focar nas miniaturas, buscamos trazer elementos que remetem ao período histórico: cores, formas e curvas.
Quais são os materiais mais utilizados nas peças?
O ouro 18 quilates é a matéria-prima mais usada em nossas joias. No entanto, gostamos de explorar outros elementos, trazendo pedras naturais e materiais brutos. Nas peças feitas em mármore, por exemplo, foi necessário um escultor experiente para fazer os detalhes, formas e curvas. Para lapidar em uma escala pequena e delicada, é necessário um trabalho bem minucioso. O desafio de adentrar um território novo foi superbacana. Ficamos bem felizes com o resultado.
Recentemente, vocês fizeram uma colaboração com a Neriage e tiveram peças desfiladas no São Paulo Fashion Week. A parceria com a grife se mantém?
O convite para somar ao desfile da Neriage no São Paulo Fashion Week foi bem especial. A parceria consolidada no festival ganhou novos rumos e agora as nossas peças estão sendo vendidas na loja da marca – que está linda e moderna. Além das joias apresentadas no desfile, que são recentes, o portfólio conta com os nossos best-sellers.
Qual o perfil das clientes da L&Y?
Eu acredito que o nosso público é antenado nas últimas tendências de moda e busca acessórios que fazem a diferença, sabe? Peças que contam histórias, que remetem a lembranças. Nós sempre quisemos agregar esses significados ao nosso trabalho, que é pensado com muito amor e carinho desde o processo de criação até a entrega. O nosso desejo é que as nossas clientes consigam contar as suas histórias com aquela joia. É muito afetuoso pensar que um item está presente na vida das nossas clientes e pode ser passado de geração em geração.
Vocês estão com novos projetos encaminhados?
Encerrando o ano com novidades, nós acabamos de lançar uma coleção-cápsula de joias em prata. Decidimos unir o material com detalhes em pérola barroca, esmeralda, água marinha e quartzo rosa. Em breve, faremos o drop e nosso e-commerce.
Série Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Colaborou Marcella Freitas