Louvre anuncia a primeira exposição de moda na história do museu
A mostra será inaugurada em janeiro com uma mistura de peças atuais e antigas, como da Idade Média até o Segundo Império Francês
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez em 231 anos, o Museu do Louvre, em Paris, na França, sediará uma exposição de moda. Para a ocasião inédita, criações de alta-costura e métiers d’art do designer alemão Karl Lagerfeld, no período em que esteve à frente da Chanel, estarão no repertório da mostra.
Vem saber mais!
Focada no universo da moda, a exposição ocupará 900 metros quadrados das galerias de artes decorativas do Museu do Louvre, com 65 conjuntos de vestuário e 30 acessórios. As peças ficarão exibidas em meio ao acervo do Louvre. De acordo com informações do WWD, a mostra — ainda sem um nome oficial — ficará disponível de 24 de janeiro a 21 de julho.
A partir do objetivo de apresentar as transformações da moda desde a década de 1960 até o período atual, a exibição pretende demonstrar como diversas situações e tendências são cíclicas. Para os organizadores, o projeto estimulará ainda mais a relação de museus de arte com a moda.
Moda no Museu do Louvre
Apesar de ser um dos museus mais emblemáticos do mundo, o Louvre não tem um acervo de moda. Por isso, a instituição pegará looks emprestados de uma série de designers e grifes de moda de países como França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.
Oliver Gabet, diretor do departamento de artes decorativas do Museu do Louvre, destacou o potencial da nova exposição. “Atualmente, acho que a moda é ainda mais interessante quando é mostrada em conexão com outros campos”, disse ao WWD.
A novidade do Louvre alimenta ainda mais o reconhecimento da moda como uma aliada da arte. Em 2022, por exemplo, criações do designer francês Yves Saint Laurent foram exibidas em grandes museus de Paris.