metropoles.com

Louis Vuitton erra as cores da bandeira da Jamaica em suéter e é criticada

A etiqueta cometeu gafe ao batizar a peça inspirada nas cores da bandeira da Etiópia como se fosse jamaicana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Louis Vuitton/Divulgação
Casaco Louis Vuitton
1 de 1 Casaco Louis Vuitton - Foto: Louis Vuitton/Divulgação

Recentemente, a Louis Vuitton incluiu mais uma criação ao seu portfólio de luxo. O modelo pertence à coleção masculina de primavera/verão 2021 e foi batizado de Jamaican Stripe (Listras Jamaicanas, em tradução livre). O suéter chamou a atenção na web ao ser disponibilizado no e-commerce da grife. No entanto, as cores da peça em verde, amarelo e vermelho remetem à bandeira da Etiópia, e não à do país no Caribe, como citado na descrição do item.

Vem saber mais!

Giphy/Louis Vuitton/Reprodução

O país mais vibrante do Caribe encanta pela cultura e história. A bagagem da Jamaica inspira artistas ao redor do mundo. Na moda, não poderia ser diferente. Como exemplo, a primavera/verão 2018 da Levis foi perfumada pela Jamaica nos anos 1960 e 1970. Os estilos coloridos dancehall e reggae também guiaram as criações da estilista londrina Wales Bonner, apresentadas no Paris Fashion Week em setembro do ano passado.

O clássico filme de reggae de 1978, Rockers, e o cantor Bob Marley também são duas referências icônicas que parecem não sair de moda. Nascido na Jamaica, o artista se tornou um ícone da vertente musical regueira. Ainda na década de 1970, jovens negros aderiram ao estilo de Bob, seguindo vertente do rastafári com os mesmos dreads e vestindo roupas com as cores da bandeira etíope: verde, amarelo e vermelho.

A sequência de tonalidades carrega significados fortes do reggae, mas algumas pessoas ainda confundem a origem, como fez a label Louis Vuitton. Após ser criticada na internet, a etiqueta tirou o produto do ar. O modelito estava na sessão masculina.

Modelo com suéter Louis Vuitton
Produto da Louis Vuitton causou alvoroço na web

 

Modelo com suéter Louis Vuitton
A grife incluiu um suéter no e-shop

 

Modelo com suéter Louis Vuitton
Mas o nome da peça gerou dúvidas

 

 suéter Louis Vuitton
O item foi ao ar batizado como Listras Jamaicanas

 

Modelo com suéter Louis Vuitton
Contudo, o modelo faz alusão às cores da bandeira da Etiópia

 

 suéter Louis Vuitton
Após críticas, a grife tirou o modelo do ar

 

Quando o item apareceu pela primeira vez no e-shop da Louis Vuitton, a descrição do produto dizia: “Com design listrado inspirado na bandeira nacional da ilha do Caribe”. Após atualizar a descrição do suéter, para remover a palavra “bandeira” e trocá-la por “herança cultural”, o modelito foi retirado do site.

Nas redes sociais, perfis comentaram sobre o suéter. “Não posso deixar de enfatizar o quanto é importante implementar a diversidade como um valor e não um símbolo dentro das empresas de moda”, publicou uma das contas. 

 

Em um comunicado, a grife disse ao tabloide britânico The Guardian: “Lamentamos profundamente o erro na descrição em nosso site de comércio eletrônico e corrigimos as informações. O suéter faz parte da coleção masculina de primavera/verão 2021, na qual foram usados ​​o verde, o amarelo e o vermelho, as cores da bandeira da Etiópia e uma marca da independência africana, inclusive para homenagear a herança ganense do nosso estilista de moda masculina Virgil Abloh”.


Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?