metropoles.com

Loja da H&M é a primeira a apresentar máquina que recicla roupas usadas

Dentro de algumas horas, a tecnologia Looop transforma peças antigas em itens de vestuário novos, com baixo impacto ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
H&M/Divulgação
Tecnologia Looop
1 de 1 Tecnologia Looop - Foto: H&M/Divulgação

Nessa segunda-feira (12/10), a varejista de moda sueca H&M lançou, em Estocolmo (Suécia), um sistema capaz de reciclar roupas usadas e transformá-las em peças diferentes. Com a ação, batizada de Looop, os clientes levam roupas que não querem mais e pagam um valor. Dentro de algumas horas, aquele item se transformará em uma opção nova em folha. Segundo a marca, esta é a primeira vez que uma empresa do ramo oferece um serviço desse tipo em uma loja.

Vem comigo!

Giphy/@Looop/Twitter/Reprodução

Como funciona

A tecnologia foi desenvolvida pela Fundação H&M em parceria com duas empresas de Hong Kong: HKRITA (Instituto de Pesquisa Têxtil e Vestuário de Hong Kong) e a especialista em fiação Novetex Textiles. O sistema funciona dentro de um contêiner de vidro na loja, permitindo que todo o processo seja observado do lado de fora.

O processo completo tem oito passos e leva cerca de cinco horas para ser concluído. Primeiro, a peça é higienizada com ozônio para eliminar os microorganismos. Em seguida, é transformada em fibras, que serão trituradas e filtradas para remoção da sujeira. Nesta etapa, a máquina acrescenta material virgem extra, obtido de fontes sustentáveis, na menor quantidade possível. Isso ocorre para fortalecer as fibras, já que elas são encurtadas durante a fragmentação mecânica.

Logo depois, a mistura de fibras é preparada e fiada. Já no penúltimo passo, os fios são torcidos e trançados, dando origem a um material ainda mais resistente. Por fim, são tricotados na forma de novas peças, prontas para vestir. Para garantir o menor impacto ambiental possível, o processo não utiliza água ou produtos químicos, como corantes.

Tecnologia Looop
Em uma loja de Estocolmo, capital da Suécia, a rede varejista H&M instalou um sistema que recicla roupas velhas e transforma em novas peças. A empresa diz ser a primeira varejista de moda a oferecer esse tipo de serviço

 

Tecnologia Looop
Visão do lado de fora do galpão de vidro, em que funciona a máquina

 

Fios feitos com a Tecnologia Looop
Todo o processo leva cerca de cinco horas e tem oito etapas. Em alguma delas, a peça antiga é transformada em fibras e, depois, em fios

 

Suéter feito com a Tecnologia Looop
Suéter feito com a tecnologia Looop

 

Tecnologia Looop
A ferramenta foi desenvolvida pela Fundação H&M em parceria com duas empresas de Hong Kong

 

Objetivo da iniciativa

Em comunicado, a H&M afirmou que mesmo têxteis antigos têm um valor e não devem ser desperdiçados. Por isso, criou uma oportunidade para que os próprios clientes possam assistir ao processo da peça sendo transformada em um novo item. A intenção é que, no futuro, toda a produção da empresa seja circular e “positiva para o clima”.

Este é apenas um dos projetos da etiqueta voltados para esse objetivo. A marca quer mostrar que as roupas devem ser usadas durante o maior tempo possível e pretende inovar tanto no âmbito de matéria-prima quanto de processos. Para transformar uma camiseta velha em uma nova peça, por exemplo, não é necessário plantar mais algodão para isso.

Pascal Brun, chefe de sustentabilidade da H&M, afirmou que, para chegar a uma mudança real, é fundamental que as ações da marca tenham uma adesão dos clientes. “Estamos constantemente explorando novas tecnologias e inovações para ajudar a transformar a indústria da moda, pois trabalhamos para reduzir a dependência de recursos virgens.”

Tecnologia Looop
Com o sistema Looop, a H&M quer mostrar que mesmo os têxteis antigos devem ser reaproveitados e não descartados

 

Tecnologia Looop
Fibras que serão usadas no processo de reciclagem

 

Suéter da H&M
A H&M quer que toda sua produção seja circular

 

Roupas da H&M
A iniciativa do sistema Looop é apenas um dos projetos com esse objetivo

 

Sapato, chapéu e roupa da H&M
Para a marca, é preciso inovar no uso de materiais e nos processos, além de usar as roupas pelo máximo de tempo possível

 

Quanto custa

Para os membros do clube de fidelidade da marca, solicitar uma nova peça com a tecnologia Looop custa 100 coroas suecas, ou aproximadamente R$ 63. Já para os não-membros, é cobrada uma taxa de 150 coroas suecas, valor que equivale a cerca de R$ 94. Os valores arrecadados com a iniciativa, sem fins lucrativos, serão revertidos para projetos que promovem a pesquisa de materiais.

Desde 2013, a companhia recolhe roupas e tecidos de qualquer label para reciclagem, por meio de um programa global. A propósito, 57% da matéria-prima utilizada pela marca em 2019 já era obtida de forma mais sustentável ou por meio da reciclagem. Até 2030, a empresa espera que todos os materiais respondam a esses requisitos.

Apesar de ter surgido como uma novidade exclusiva da H&M, o sistema Looop será licenciado pela HKRITA para outras empresas. Segundo a varejista de moda, quanto mais marcas tiverem acesso a tecnologias como essa, mais próximas estarão de uma mudança real. A empresa sueca não revelou se o modelo high-tech será disponibilizado em outras lojas da rede.


Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?