Lista mostra quais são os 10 produtos de moda mais desejados em 2023
O estudo Lyst Index Q1 2023 também indica as marcas que mais bombaram no primeiro trimestre
atualizado
Compartilhar notícia
O Lyst Index referente ao primeiro trimestre de 2023 já está disponível. A pesquisa compila as marcas e os produtos mais quentes da moda. Entre os itens que não saíram do radar fashion, estão bolsas, óculos, bodies, peças em jeans e calçados. Já o ranking das marcas é liderado pela Prada.
Vem conferir!
Para entregar o levantamento, a plataforma filtra mais de oito milhões de itens por pesquisa. Entre os critérios avaliados, estão menções em mídias sociais, visualizações em páginas e, claro, vendas e interações no aplicativo da Lyst.
A peça mais cobiçada no primeiro trimestre de 2023, segundo o estudo, é a bolsa tiracolo Mini Round Shoulder Bag, da etiqueta Uniqlo. O acessório, que viralizou no TikTok, também lidera como o item mais barato do levantamento, custando cerca de US$ 20.
Logo em seguida, estão os óculos Kriester, no estilo máscara, da grife Rick Owens. Já o body modelador da etiqueta Skims, de Kim Kardashian, ganhou destaque na terceira posição.
A bota vermelha gigante do coletivo MSCHF não ficou de fora do mapeamento. O par, de edição limitada, viralizou nas redes sociais antes mesmo de ser lançado oficialmente. A etiqueta Diesel, sucesso no levantamento de 2022, também marcou presença novamente. Desta vez, com saia maxi jeans.
Os brincos em gota da Bottega Veneta e o tênis Adidas Gazelle dão continuidade aos produtos queridinhos do momento. O clássico par de calças jeans Astro aparece como boa opção para os compromissos do dia a dia.
A bolsa em formato de coração da grife Alaïa, chamada Le Coeur, dá sequência ao top 10. O ranking é fechado pelo tênis de cano médio MM6 Maison Margiela em colaboração com a Salomon Cross.
Marcas
Prada, Miu Miu, Moncler, Valentino e Loewe são as marcas mais relevantes do primeiro trimestre de 2023, de acordo com o Lyst Index. Pelo segundo trimestre consecutivo, a Prada lidera o levantamento. Durante o período, as buscas pelos produtos da etiqueta italiana aumentaram 22%.
Na sequência, em sexto e sétimo lugares, estão Bottega Veneta e Dolce & Gabbana, respectivamente. A Versace subiu neste estudo e conquistou a oitava posição.
A lista não foi favorável para a Gucci, que desceu para a nona posição. Vale destacar que, em janeiro, a label anunciou o designer Sabato De Sarno como novo diretor criativo.
Em décimo lugar, está a Saint Laurent, que se manteve no mesmo patamar. Contudo, a Balenciaga continua caindo: após polêmicas de pornografia infantil, a grife não está no top 10 pela segunda vez, caindo para a 18º colocação.
Veja a lista completa:1. Prada (posição anterior: 1)
2. Miu Miu (4)
3. Moncler (3)
4. Valentino (5)
5. Loewe (7)
6. Bottega Veneta (6)
7. Dolce & Gabbana (9)
8. Versace (13)
9. Gucci (2)
10. Saint Laurent (10)
11. Dior (8)
12. Nike (12)
13. Louis Vuitton (15)
14. Diesel (16)
15. Burberry (18)
16. Fendi (14)
17. Skims (não estava)
18. Balenciaga (11)
19. Jacquemus (20)
20. JW Andreson (não estava)
Lyst Index
A fim de avaliar o nível de prestígio das marcas de luxo, a plataforma Lyst desenvolveu o índice The Lyst Index, capaz de analisar dados de consumidores no mundo todo. A lista existe desde 2018 e é atualizada a cada trimestre, levando em conta o comportamento do consumidor, taxas de conversão e vendas, além de dados de busca do Google e menções nas principais redes sociais.
O Lyst Index Q1 2023 também destacou três etiquetas emergentes que chamaram atenção nos últimos três meses. São elas: Khaite, com alta de 10% em pesquisas; Magda Butrym, alavancada em 76%; e Ann Demeulemeester, que teve pesquisas em alta em 17% no trimestre.