Lil Nas X: 35 looks para entender o estilo extravagante do rapper
Irreverente e autêntico, o artista de 22 anos lançará o disco de estreia nesta sexta-feira (17/9) e chama atenção com as escolhas de moda
atualizado
Compartilhar notícia
Lil Nas X faz questão de não passar despercebido. Nos tapetes vermelhos ou no feed do Instagram, o rapper e cantor de 22 anos esbanja personalidade com visuais coloridos e irreverentes. Responsável por sucessos como Old Town Road e Montero (Call Me By Your Name), ele lançará seu álbum de estreia nesta sexta-feira (17/9), intitulado Montero. No aguardo do lançamento, a coluna separou 35 looks para você entender o estilo do cantor, um dos principais astros do pop no momento.
Vem conferir!
Quem é Lil Nas X
Lil Nas X é o nome artístico de Montero Lamar Hill, rapper e cantor nascido em 9 de abril de 1999, nos Estados Unidos. Conhecido pelo humor irônico no Twitter, o jovem artista garantiu seu lugar na música depois que o single Old Town Road, que ele produziu sozinho, viralizou no TikTok no fim de 2018. Com a benção do cantor Billy Ray Cyrus, que colaborou em um remix da faixa, a canção virou o hit do verão de 2019 e ocupou o topo da lista Billboard Hot 100 por 19 semanas.
Em junho daquele ano, Lil Nas X lançou o EP 7, com canções que misturam rap, country e rock, e chegou a se apresentar no Festival de Glastonbury durante o show de Miley Cyrus. Dali em diante, entre prêmios (incluindo dois Grammys), participações em grandes eventos e piadas na internet, soltou diversos teasers de canções novas pelas redes sociais, como o primeiro vislumbre de Montero (Call Me By Your Name), publicado por ele nas redes sociais em julho de 2020.
CALL ME BY YOUR NAME ☎️❣️ pic.twitter.com/Za6UU63oSh
— MONTERO 🦋 (@LilNasX) July 9, 2020
Dali em diante, ele lançou mais canções, incluindo Holiday e Sun Goes Down, mas o burburinho definitivo mesmo veio com as polêmicas Montero e Industry Baby, em parceria com o rapper Jack Harlow. Ambas são aquecimentos para o disco de estreia do astro da música, que chega nesta semana e também reúne colaborações com Elton John, Doja Cat, Megan Thee Stallion e Miley Cyrus.
Membro da comunidade LGBTQIA+, Lil Nas X sabe a representatividade que carrega como artista gay e faz questão de expressar sua personalidade com escolhas autênticas. Ele aborda esse olhar nos clipes, recheados de influências futuristas, andróginas e lúdicas, e nos visuais cheios de personalidade quando o assunto é moda. Exemplos disso são as produções recentes para o MTV Video Music Awards 2021 e o Met Gala deste ano. Em ambas ocasiões, o rapper vestiu looks da Atelier Versace.
A moda de Lil Nas X
A pegada fun acompanha Lil Nas X em tudo que ele faz, com uma força dos looks assinados pela stylist Hodo Musa. A profissional cuida do visual do astro desde o primeiro semestre de 2019. Nascida na Somália e criada na Suécia, ela revelou em entrevista que a parceria com o rapper estava “destinada a acontecer”. Musa o define como “divertido, aventureiro e colorido”.
“Pode parecer bobagem ou loucura, mas eu soube imediatamente que nossa colaboração seria frutífera e longa”, contou a profissional de estilo ao site i-D. “Ele lhe dá a liberdade necessária para fazer bem o seu trabalho, porque ele tem fé nas pessoas ao seu redor. E ele não tem ego. O ego dele está morto, assim como o meu”. A dupla foi apresentada pelo empresário de Noah Cyrus.
Pelo Instagram, o rapper gosta de compartilhar produções ousadas que vão da estética camp ao streetwear, sempre com alguma dose detalhe que se destaca, seja uma cor específica ou o solado chunky de um calçado. Desde que alcançou o estrelato, o rapper posou para capas de revistas como Teen Vogue, Variety, Billboard, Time, Entertainment Weekly, entre outras.
Os trabalhos com marcas reúnem campanhas para Gucci, Calvin Klein, Ugg e Christian Cowan, com a qual ele colaborou em uma coleção. Por falar em collab, vale destacar os polêmicos Satan Shoes (ou Sapatos de Satanás, em tradução livre), ou melhor, 666 exemplares de um tênis da Nike customizados pelo coletivo de arte MSCHF em parceria com Lil Nas X. A “brincadeira” rendeu um processo judicial para a empresa, movido pela fabricante esportiva.
Tapete vermelho
Alfaiataria atualizada com cores, detalhes sexy e estampas cheias de presença estão entre as principais pedidas de Lil Nas X para riscar o tapete vermelho de grandes eventos. Franjas, arreios, animal print e brilho são detalhes que acrescentam ainda mais informação de moda aos visuais do rapper. Vez ou outra, ele aparece com jaquetas ou blazers abertos sem peça alguma por baixo, deixando o abdômen à mostra.
As referências western (como chapéus e botas) eram detalhes onipresentes dos visuais do cantor no início do estrelato, na divulgação do primeiro EP. O Grammy do ano passado foi a última aparição estilo “caubói completo”, segundo a própria stylist do cantor. Agora, as escolhas para a “era” Montero pesam mais para o lado dos cortes ousados, sensuais e inesperados, caudas dramáticas e até vestidos, reafirmando a estética queer que Nas X propõe, assim como faz o ator Billy Porter.
“Quando o conheci, ele já começava a usar os chapéus de caubói e um visual meio western, mas, ao longo da segunda parte de 2019, tentamos mudar um pouco dessa expressão. Um pouco menos fantasioso, um pouco mais fashion”, contou a stylist Hodo Musa ao i-D, citando ícones oitentistas como Prince e Grace Jones, entre as inspirações para o visual de Nas X.
Para o BET Awards deste ano, por exemplo, ele trocou o que seria um terninho com modelagem convencional por um modelo volumoso que faz as vezes de vestido, arrematado por decote em V. O conjunto lavanda com ombros assimétricos e cauda dramática eleito para a primeira passagem do rapper no tapete vermelho do VMA 2021 é outro exemplo com abordagem andrógina e cheia de autenticidade.
Palco
Os figurinos de Lil Nas X em festivais de música, performances em grandes eventos e shows são uma continuidade da pegada que ele apresenta nos tapetes vermelhos. Nessas ocasiões, porém, os looks carregam um quê maior de informalidade, sem deixar de lado a vibe performática.
Em ocasiões como as dos exemplos abaixo, ele elege peças em jeans e conjuntos de couro com estampas chamativas. Referências futuristas também marcam presença. Em alguns casos, bastante pele à mostra, arrematando a pegada sexy.
Álbum de estreia
Montero, o aguardado disco de estreia de Lil Nas X, chega às plataformas digitais de música nesta sexta-feira (17/9), pela Columbia Records. O registro tem 15 faixas, incluindo as já conhecidas Montero (Call Me By Your Name), Sun Goes Down e Industry Baby (feat. Jack Harlow), e as várias parcerias mencionadas anteriormente.
De todas as canções lançadas após o EP 7, somente Holiday ficou fora da tracklist. As informações da Apple Music indicam o álbum como um lançamento de pop.
Na galeria abaixo, veja mais fotos de Lil Nas X em diferentes ocasiões:
Colaborou Hebert Madeira