Leitura fashion: 10 livros para quem quer aprender sobre moda
O filme Casa Gucci, com Lady Gaga, baseou-se em uma das obras elencadas na Vitrine M Fashion desta quarta-feira (22/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Entender a moda vai muito além de dizer se um look é feio ou bonito. Essa é uma indústria cercada por dados históricos, termos específicos, fatos intrigantes e até conceitos sociológicos. Por isso, o quadro Vitrine M Fashion desta quarta-feira (22/9) traz 10 sugestões de livros sobre moda, com abordagens variadas, para você complementar sua trajetória fashionista com conhecimento.
Vem conferir!
Livros de grifes famosas, como Gucci e Tom Ford, com belas capas, recheio denso e uma grande curadoria fotográfica, costumam ser usados como itens de decoração. São os chamados coffee table books, ou livros de mesa de centro, em tradução livre. Nessas edições, o apelo é mais visual.
Outras obras adotam abordagens mais literárias, jornalísticas, científicas ou biográficas. É o caso das sugestões da lista preparada pela coluna, que incluem autores como os franceses Gilles Lipovestky e Frédéric Godart; a empresária e digital influencer Camila Coutinho; e o consultor e palestrante André Carvalhal; além das jornalistas de moda Lilian Pacce e Gloria Kalil.
Entre as obras selecionados pela coluna, há uma variedade que certamente agradará a diferentes gostos e necessidades, incluindo opções que serão grandes referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, se for o caso.
Veja a lista abaixo:
1. Casa Gucci, por Sara Gay Forden (Editora Seoman, edição de 2008)
Este livro baseou o filme de mesmo nome, que chegará às telonas em novembro deste ano. O elenco estrelado inclui ninguém menos que Lady Gaga, além de outros astros famosos. Em Casa Gucci, Sara Gay Forden conta a intrigante história da grife italiana desde a fundação por Guccio Gucci, em Florença, até o último membro da família Gucci a comandá-la, Maurizio Gucci, morto em 1995.
2. O Evangelho de Coco Chanel, por Karen Karbo (Seoman, 2010)
Levar praticidade e liberdade para o vestuário feminino foi uma das contribuições da icônica Gabrielle “Coco” Chanel para a moda. Com direito a citações, comentários e ilustrações, Karen Karbo dividiu o livro em capítulos temáticos que abordam diferentes detalhes sobre a estilista francesa, como elegância, dinheiro e sucesso.
3. A Batalha de Versalhes, por Robin Givhan (Zahar, 2017)
Única jornalista de moda com um prêmio Pulitzer para chamar de seu, Robin Givhan é autora deste livro sobre a icônica batalha entre estilistas norte-americanos e franceses, em 1973. A noite, com presença de grandes personalidades, foi um marco na cultura pop e na moda, a competição ajudou a colocar a moda estadunidense no radar mundial.
4. Estúpida, Eu?, por Camila Coutinho (Intrínseca, 2018)
Criadora do blog Garotas Estúpidas, um dos primeiros do Brasil dedicados à moda, Camila Coutinho narra sua trajetória de sucesso em Estúpida, Eu?. Presença em desfiles importantes, a empresária e blogueira pernambucana mostra como um hobby se transformou em negócio, incluindo produtos licenciados e parcerias com marcas globais.
5. O Biquíni Made in Brazil, por Lilian Pacce (Arte Ensaio, 2019)
Ícone em jornalismo de moda no Brasil, Lilian Pacce reuniu informações e curiosidades sobre o biquíni brasileiro neste livro. O item, uma invenção francesa, é uma referência de qualidade da indústria brasileira no mercado internacional. Pacce construiu uma linha do tempo com a relação dos brasileiros com a peça e as mudanças de costume ao longo da década.
6. Moda com Propósito, por André Carvalhal (Paralela, 2016)
Atualmente, sustentabilidade é uma pauta fundamental para todas as indústrias. Com a moda, não é diferente. Neste livro, André Carvalhal busca novas possibilidades em todas as etapas da cadeia desse segmento do mercado, da matéria-prima ao consumo, para que as marcas possam “fazer com propósito”. Ou seja, olhar para valores que vão além do lucro.
7. Fashion Marketing, por Gloria Kalil (Senac São Paulo, 2011)
Se você trabalha ou quer trabalhar com moda, vale mergulhar nos insights de Gloria Kalil em Fashion Marketing. Na obra, a jornalista e consultora de moda identifica pontos do mercado fashion brasileiro e compartilha experiências bem-sucedidas de nomes como o estilista brasileiro Tufi Duek e o empresário italiano Ermenegildo Zegna.
8. História da moda no Brasil, por Luís André do Prado e João Braga (Disal, 2019)
Considerado o trabalho sobre moda mais importante já feito no Brasil, este livro foi coordenado pelo jornalista e escritor Luís André do Prado e pelo professor de moda, autor e palestrante João Braga. O conteúdo explora mais de 100 anos da moda produzida em território nacional, até a primeira década do século 21, e mostra a evolução dos movimentos estéticos e dos comportamentos fashion no país.
9. O Império do Efêmero, por Gilles Lipovetsky (Companhia do Bolso, 2009)
Um clássico dos estudos teóricos sobre moda, este título do filósofo francês Gilles Lipovetsky foi lançado em 1987. A obra analisa a forma como a moda se estabelece no Ocidente e a influência dela no comportamento das sociedades modernas. A leitura é complexa, mas as reflexões são essenciais para quem estuda o assunto.
10. Sociologia da Moda, por Frédéric Godart (Senac São Paulo, 2010)
Neste livro, o autor faz uma abordagem mais analítica do comportamento social em relação à moda, como o título indica. Frédéric Godart vê a moda como uma das principais formas de distinguir e unir comunidades, além de ser uma espécie de complexo social. Nesse contexto, analisa sua influência em áreas como política, economia e arte.
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da coluna Ilca Maria Estevão, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.
Colaborou Hebert Madeira