Leilão de esboços de looks da princesa Diana gera briga judicial
Ex-casal de estilistas se desentendeu quanto à venda dos croquis. Entre os itens, está o vestido de casamento de Lady Di
atualizado
Compartilhar notícia
O vestido de noiva da princesa Diana, revelado em julho de 1981, ainda é um dos itens de moda mais famosos e comentados da história. A peça foi desenvolvida pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, que na época também eram um casal. Atualmente separados, eles brigam na Justiça por causa de leilões de croquis do famoso visual de casamento e de outros looks usados por Lady Di.
Vem saber mais!
A estilista escolheu esboços de outfits que criou ao longo dos anos para revender. No entanto, o ex-parceiro quer impedi-la de repassar os desenhos sem seu consentimento. De acordo com o Daily Mail, David acusa a ex-esposa de produzir novas versões dos esquetes originais para colocar em um leilão chamado Passion For Fashion. Ainda segundo o veículo, o designer até solicitou que cópias dos croquis sejam destruídas.
O britânico também quer uma declaração de que ele e Elizabeth possuem conjuntamente os direitos autorais dos desenhos, assim como uma ordem judicial impedindo-a de infringi-los no futuro, o direito de inspecionar documentos e uma parte dos lucros.
Entre os disputados esboços, além do visual de casamento, estão peças como uma blusa de chiffon com gola de babados e cetim; o vestido preto do primeiro noivado oficial com Charles; um vestido de seda verde, usado em 1985; um vestido preto e prata, da estreia do filme Out Of Africa, em 1986; e um vestido branco de crepe que a princesa usou na viagem real aos estados do Golfo, também nos anos 1980.
A ação aponta que alguns dos sketches foram colocados à venda em leilões anteriores, em dezembro de 2018 e em dezembro de 2020. O processo também foi acionado contra a Kerry Taylor Auctions, de Londres, que ainda tem os croquis publicados virtualmente.
David e Elizabeth Emanuel se divorciaram em 1990. Segundo a imprensa internacional, atualmente os estilistas não se encontram. Comunicam-se apenas por meio dos filhos que tiveram ao longo da união.
Após a separação, Elisabeth criou nova marca com o próprio nome. Depois, a label chegou a ser vendida, e a designer passou a se dedicar a encomendas especiais para noivas. Apesar de David Emanuel também ter continuado a carreira na moda, ele ficou mais conhecido como apresentador da versão britânica do programa Say Yes To The Dress (O Vestido Ideal).
Colaborou Rebeca Ligabue