Confira lançamentos de moda que se destacaram em setembro de 2023
O mês englobou coleções para a temporada de primavera/verão 2024, com essência florida, leve e sofisticada
atualizado
Compartilhar notícia
Setembro é marcado pelo início da primavera. A temporada chega com coleções desenvolvidas para a estação mais florida do ano, além do primeiro gostinho de como será o próximo verão. Com peças que apostam no conforto e na leveza, marcas de moda lançaram criações especiais. Neste mês, as colaborações também marcaram o mercado fashion. A coluna separou alguns dos destaques.
Vem conferir!
A temporada de primavera/verão 2024 inspirou a multimarcas on-line Dafiti a realizar um shooting celebrativo, com apostas de tendências, como estampas coloridas, cores vibrante e crochê. No editorial, os modelos usam peças das etiquetas Mango, Colcci, Santa Lolla, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Dudalina, Reserva e Luiza Barcelos.
Neste mês, a grife Martha Medeiros se inspirou em borboletas da Mata Atlântica. As peças carregam o forte DNA das rendas, assim como a leveza e a fluidez dos insetos floridos. A paleta vibrante chega em contraste com tons pastel.
Já a marca brasiliense Zinc aposta em cores fortes como uma forma de combinar o bronzeado característico da temporada. Os babados demonstram movimento, assim como brincos delicados e bolsas pequenas.
Na Handred, o Modernismo serviu de inspiração para o compilado Capitonê. As estampas das peças foram criadas pela artista plástica Kika Diniz, com o próposito de aproximar ainda mais a marca ao universo das artes.
Com foco no artesanato, a Ateliê Mão de Mãe, lançou a última parte da coleção O Último Cruzeiro. Sob direção criativa de Vinícius Santana, a etiqueta celebra a minuciosidade do crochê.
O estilo mais clean e cosmopolita da Tufi Duek aparece na coleção Riverside. A marca aposta no mood náutico, a partir de peças pensadas para serem vestidas em tardes quente do verão. Entre os destaques, itens em algodão, linho e tricô constituem as peças. Já a cartela carrega vivacidade em tons de laranja e azul, o clássico da estética navy.
Também em setembro, a Ellus investiu na credibilidade do ator José Loreto para revelar a coleção de primavera/verão 2024. Intitulada Ride or Die, a novidade traz peças que fazem alusão aos estilos western e motocross, com direito a jeans, sarja, viscose, algodão e malha.
O Palácio de Versalhes foi a base para a nova coleção da etiqueta Carol Bassi. A arquitetura barroca e os românticos jardins foram os principais norteadores de todo o processo criativo, que inclui peças femininas, clássicas e sofisticadas, refletindo o DNA da label.
O mês também trouxe a nova coleção da marca própria da Gerando Falcões, organização não governamental. O objetivo principal é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Colaborações
A Mindset, por meio da C&A, lançou neste mês uma colaboração com Gabriella Garcia. A coleção foi baseada na série This Dream Might Fade Away, produzida pela artista. A novidade foi pensada para todos os tipos de corpos, com peças poéticas, conceituais e cromáticas.
Outra parceria de sucesso em setembro foi firmada entre a Crocs e a Levi’s. A marca norte-americana está celebrando os 150 anos do jeans 501, um dos ícones da trajetória, com uma coleção-cápsula. O clássico material serve de base para novos modelos da etiqueta de calçados, completados com costura Sashiko – uma técnica tradicional de bordado japonês.
A PatBo renovou a collab com marca de jalecos Dra. Cherie. A coleção, intitulada Poesia, carrega a inspiração do ritmo dos versos que compõem uma estrofe. As peças, exclusivas e com bordados minuciosos feitos à mão, chegam como um terceiro capítulo da parceria.
Para fechar as colaborações de setembro, a Ventana, marca especializada em peças feitas de upcycling, lançou uma coleção com a C&A. O “coração” da cápsula é o jeans, assim como o conceito de moda circular. Com itens como calças, bermudas e jaquetas, sob uma perspectiva fashion e ousada, a novidade é feita de peças doadas nas urnas do Movimento ReCiclo, roupas que possuíam pequenos defeitos e estoques inutilizados de fornecedores.
O mês de setembro é marcado como uma transição no universo da moda. O período se abriu para as estações mais floridas e quentes. Assim, as marcas querem se adaptar e conquistar o guarda-roupa do público.