La Galerie: Dior inaugura museu de moda em Paris com peças históricas
Em 13 espaços conceituais, o público confere miniaturas de itens que fazem parte do legado da grife, como vestidos, bolsas e acessórios
atualizado
Compartilhar notícia
A moda sempre encontra a arte. Mais uma prova é que, na última semana, a grife fundada por Christian Dior inaugurou um museu no coração da capital francesa: La Galerie Dior, localizada na Rue François Ier, próximo à loja da marca, na Avenue Montaigne. Com mais de 2 mil metros quadrados e 13 espaços conceituais, o local é uma espécie de cápsula do tempo, passeando pelos diferentes momentos da casa.
Vem conferir!
O espaço
Em uma experiência imersiva, pensada em todos os detalhes para os fãs da etiqueta, a galeria tem salas interativas, exposição sobre o legado da marca, e ainda traz memórias do início, como a mesa usada por Christian Dior e um provador original repleto de chapéus, luvas e joias. Logo na entrada, uma gigantesca escada de mármore branco em espiral recebe os visitantes, acompanhada de mais de 1.800 miniaturas coloridas de itens da grife.
De acessórios a perfumes, de obras de arte a vestidos históricos, estão expostas criações dos sete estilistas que já estiveram à frente da direção criativa da casa: Christian, Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri. Ao todo, o espaço reúne 70 minivestidos diferentes, datados desde o desfile New Look, de 12 de fevereiro de 1947, até os dias de hoje.
Entre os objetos, estão bolsas Lady Dior e Saddle; frascos de perfume J’Adore; e adornos ou boinas múltiplas de Steven Jones. Os acessórios foram feitos em impressão 3D, que levaram mais de 100 mil horas de trabalho para serem produzidos.
História
Como uma cenografia narrada por Nathalie Crinière, curadora de retrospectivas da Dior, a galeria revela os preciosos arquivos da maison. Há uma miríade de vestidos de todos os talentosos sucessores, como Galliano e Chiuri, responsáveis por espetaculares criações. Na parte dedicada ao audiovisual, são exibidos vídeos de costureiros trabalhando no ateliê, que ainda hoje ocupa o quarto e quinto andares acima da La Galerie.
De maneira complementar, o espaço também é uma homenagem à primeira vocação de Christian Dior como galerista. Rememorando o período, não faltam fotografias antigas com Salvador Dali, Christian Bérard e Jean Cocteau, amigos de longa data do estilista.
O museu está localizado na Rue François Ier, ao lado da sua loja-mãe, na Avenue Montaigne, que foi reaberta depois de dois anos em reforma. Trata-se de uma parada indispensável para os amantes de moda que estão na cidade-luz. A visita, no entanto, só pode ser feita com hora marcada pelo site.
A atriz e embaixadora global da marca, Anya Taylor-Joy, teve a oportunidade de realizar um tour guiado pelos andares da galeria. Nos registros, ela mostrou o seus conhecimentos sobre a grife e se encantou ao ver alguns dos vestidos que já usou em premiações expostos no local.
Ver essa foto no Instagram
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Marcella Freitas