Kate Middleton usa joias simbólicas no adeus ao príncipe Philip
Peças escolhidas pela duquesa de Cambridge fazem parte da história da rainha e da própria Lady Di
atualizado
Compartilhar notícia
Kate Middleton compareceu ao funeral do príncipe Philip, nesse sábado (17/4), e escolheu joias com significado simbólico para se despedir do avô de seu marido. Na ocasião, ela estava com um colar e um par de brincos que pertencem à coleção pessoal da rainha Elizabeth II, viúva de Philip. As duas peças já foram vistas em outros momentos, incluindo um compromisso da princesa Diana.
Saiba mais detalhes!
Colar de pérolas e diamantes
A gargantilha eleita pela duquesa de Cambridge inclui quatro fios de pérolas e um fecho de diamantes. A própria Elizabeth II encomendou a joia, confeccionada com pérolas que ela teria ganhado de presente do governo japonês. A data exata em que isso ocorreu é incerta, mas acredita-se que tenha sido em meados dos anos 1970, durante sua primeira visita oficial ao Japão, como cita o Independent. A joalheria Garrard produziu a peça.
Entre os anos 1980 e 1990, a soberana foi vista em algumas ocasiões com o colar. Uma delas foi em 1983, durante visita a Bangladesh. Já em 1995, ela apareceu novamente com a joia, em Londres. Dessa vez, foi no jantar que celebrou os 70 anos de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica.
A falecida sogra de Kate Middleton, princesa Diana, também usou a peça da rainha emprestada para um banquete no Hampton Court Palace, durante visita da família real da Holanda ao Reino Unido, em 1982. A duquesa de Cambridge, por sua vez, foi vista com a joia em 2017, no aniversário de 70 anos de casamento de Elizabeth II com o príncipe Philip.
Ver essa foto no Instagram
Os brincos
Nesse sábado, outra escolha simbólica de Kate foi o par de brincos de pérola, que também pertence à rainha. O Hakim do Bahrein deu o par de joias a Elizabeth II como presente de casamento, em 1947, após as núpcias com o príncipe Philip.
No mesmo banquete citado anteriormente, a princesa Diana combinou os brincos junto com o colar de pérolas. Além do funeral do príncipe Philip, Kate usou o adorno de orelha em outras ocasiões, incluindo o Remembrance Sunday de 2016 e 2019. Nessa data, os britânicos homenageiam aqueles que morreram lutando em guerras e conflitos pelo Reino Unido desde a Primeira Guerra Mundial.
Príncipe Philip
O príncipe Philip morreu em 9 de abril, aos 99 anos. Conhecido pela personalidade simpática e sorridente, o duque de Edimburgo faria 100 anos em junho. Ele deixou quatro filhos, frutos do casamento de 73 anos com a rainha Elizabeth II: Charles (pai de William e Harry), Anne, Andrew e Edward. Ainda em vida, planejou o próprio adeus, pois queria uma cerimônia mais discreta que o habitual.
O funeral desse sábado (17/4) foi o mais importante da Inglaterra desde 2002, quando o país se despediu da rainha-mãe. A cerimônia ocorreu na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Devido às condições da pandemia da Covid-19, a despedida teve a presença de apenas 30 convidados. Entre eles, o príncipe Harry, que não visitava o Reino Unido há mais de um ano. A esposa dele, Meghan Markle, não pôde comparecer, pois sua segunda gravidez está em estágio avançado.
Colaborou Hebert Madeira