Karl Lagerfeld e Amber Valletta lançam bolsa com “couro” de cacto
Acessórios são o foco da primeira coleção da modelo para a grife, incluindo versão reimaginada de uma peça especial
atualizado
Compartilhar notícia
A supermodelo e ativista Amber Valletta assinou sua primeira coleção-cápsula para a grife Karl Lagerfeld. Lançada na última quinta-feira (8/4), a collab foca em acessórios feitos com materiais inovadores. A peça-chave é uma edição especial da bolsa K/Kushion confeccionada em Desserto, uma imitação de couro produzida à base de cactos, com impacto ecológico mínimo. Introduzido originalmente no outono/inverno 2020, o modelo é inspirado em uma almofada que marcou a infância do estilista alemão Karl Lagerfeld (1933-2019), que, desde então, a carregava em todas as viagens.
Vem saber mais detalhes!
Novidades da collab
Desenvolvido por iniciativa de dois empreendedores mexicanos, o “couro” Desserto é alternativa vegana à pele animal e às imitações sintéticas, já que é produzido à base de plantas e promete durar, pelo menos, 10 anos.
Os cactos usados na confecção dispensam irrigação e pesticidas. A escolha do material, tingido com pigmentos orgânicos, foi uma iniciativa da própria grife Karl Lagerfeld. As bolsas confeccionadas com o “couro de cactos” estão disponíveis em verde e preto.
Outro material utilizado nas bolsas K/Kushion que integram a collab é algodão 90% reciclado, certificado pela organização Global Recycle Standard (GRS). “É uma homenagem ao Karl, porque aquela almofada que ele carregou durante toda sua vida era um objeto íntimo dele. Escolhemos algo que fosse muito clássico e icônico para a marca, mas também bastante significativo para Karl”, disse Amber Valletta ao WWD. A bolsa tem acabamento acolchoado com nervuras. Há, ainda, uma versão lisa.
A coleção corresponde à primavera/verão 2021 e inclui carteira, porta-cartões, nécessaire, máscara facial e garrafa reutilizável. Os lucros serão doados de forma independente para a The Ocean CleanUp, instituição que ajuda a eliminar os plásticos dos oceanos e é apoiada pelo Faction Pact. A iniciativa global é liderada pelo grupo Kering, conta com o aval de 60 empresas de moda (incluindo a Karl Lagerfeld), e busca reduzir o impacto no clima, biodiversidade e oceanos.
Processos sustentáveis
O CEO da marca Karl Lagerfeld, Pier Paolo Righi, garante que sustentabilidade é uma das prioridades da empresa. Amber Valletta, amiga de longa data da grife, foi uma amplificadora dessa ideia. A norte-americana interagiu com equipes de diversos departamentos, incluindo design, produto, vendas e logística. “Falamos a mesma língua, e isso tem um grande impacto. Ela é muito letrada, apaixonada por sustentabilidade, e foi capaz de falar no nível dos olhos em toda a nossa organização”, contou Righi ao WWD.
A modelo, atriz e ativista, por sua vez, elogiou a abertura dada pela empresa. Segundo Amber, a solução para mudar as coisas está justamente em responder perguntas difíceis que levarão a escolhas melhores. “Eles foram ótimos em me deixar fazer perguntas mais profundas sobre as fábricas, como funcionam, suas certificações e coisas assim. Abertos e conscientes, eles dedicaram seu tempo para responder a perguntas difíceis”, disse.
Pensando em diminuir a pegada de carbono da collab, a marca economizou em diversos processos, incluindo as viagens para produzir as fotos de divulgação. Para isso, comprou uma foto da modelo feita por Annemarieke van Drimmelen e fez as outras imagens e os vídeos em um deserto a duas horas da residência da modelo, na Califórnia.
Amizade antiga
Ícone dos anos 1990, Amber Valletta era uma grande amiga e musa de Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e da linha feminina da Fendi, morto em 2019. Ela chegou a planejar uma colaboração com o estilista alemão há cinco ou seis anos. A ideia nunca tinha saído do papel até Pier Paolo Righi revisitá-la, em 2020.
A top model, atriz e ativista acredita que Lagerfeld ficaria orgulhoso da collab. “Eu sei que ele adoraria isso e teria entendido. E sei que ele teria sido um campeão por fazer a coisa certa, em termos de sustentabilidade, e tornar isso legal, certo? Ele sempre teve aquele toque especial nas coisas. Ele poderia fazer algo que era muito clássico, mas torná-lo muito legal”, acrescentou. O lançamento está disponível no e-commerce da grife, na Zalando e nas lojas físicas.
Amber Valletta revelou ao WWD que não é uma grande compradora e que sempre avalia todos os aspectos positivos e negativos das roupas que adquire. Acredita, também, que o segmento fashion diverte e tem influência cultural sobre a sociedade. “Se podemos mudar a moda, podemos mudar muitas coisas e fazer as pessoas se conscientizarem sobre a maneira como fazem compras e como pensam sobre as coisas quando se livram delas”, defendeu.
Veja mais detalhes dos produtos na galeria abaixo:
Colaborou Hebert Madeira