Kanye West perde contratos com a indústria da moda. Saiba os detalhes!
Após comentários racistas e antissemitas, marcas como Adidas e Gap cortaram relações com o rapper Kanye West
atualizado
Compartilhar notícia
Poucos artistas musicais construíram uma relação tão intrínseca com a moda como Kanye West. Durante anos, o rapper estabeleceu uma imagem de respeito, credibilidade e influência. A criação da própria marca, a Yeezy; e colaborações com a Adidas, Gap e Balenciga são alguns dos exemplos que definem o sucesso do artista. Contudo, o legado está em declínio após inúmeras declarações antissemitas, racistas, gordofóbicas e sexistas. Com isso, a indústria fashion tem se posicionado e rompido com o astro.
Vem entender mais sobre as polêmicas!
Adidas x Kanye West
Sucesso é a melhor palavra para definir a parceria de Kanye West com a Adidas. Com início em 2013, o trabalho gerou bastante repercussão e retorno financeiro para ambas as partes. De acordo com especialistas, cerca de 10% das vendas totais da empresa são fruto da colaboração.
O contrato estava previsto até 2026, mas, em virtude dos últimos comentários e posicionamentos do artista, a empresa alemã resolveu encerrar a relação com Ye, nome com o qual Kanye se reconhece. O artista usou uma camiseta com a frase “White Lives Matter”, vidas brancas importam, em tradução livre. Além disso, após ser criticado pelo rapper Diddy, Kanye respondeu o astro com uma mensagem antissemita no Twitter.
Em comunicado à imprensa, a Adidas afirmou que “os comentários e ações recentes de Ye têm sido inaceitáveis, odiosos e perigosos, além de violar os valores de diversidade e inclusão da empresa”.
Nas redes sociais, o rapper compartilhou que suas criações, fruto da colaboração com a Adidas, renderiam cerca de US$ 500 milhões no próximo ano, mas que foi oferecido outro valor a ele.
Gap x West
O anúncio da parceria entre Kanye West e a Gap movimentou o universo fashion. A possibilidade de ter uma peça assinada pelo artista, com um preço de varejista, conquistou os fãs.
Assim como o contrato com a Adidas, a duração seria longa, prevista para durar cerca de 10 anos. A empresa norte-americana afirmou, no entanto, que a parceria com Kanye West será encerrada. Como justificativa, a Gap confirmou que a maneira de trabalho e a visão do rapper não estariam mais alinhados.
A história de Kanye com a Gap não é de hoje. No ensino médio, o rapper trabalhava meio período em uma das lojas da rede, em Chicago. “Na época, aos 15 anos, eu não desejava fazer roupas, mas sempre senti que eu queria estar perto daquilo. Amava os tecidos, cores e proporções”, lembrou ele à revista Paper, em 2015.
Rejeitado pela Skechers
Não foram apenas contratos da indústria fashion que Kanye West perdeu após falas ofensivas. Anna Wintour, principal nome da Vogue norte-americana, anunciou que cortou todas as relações trabalhistas com o rapper. Vale acompanhar os próximos desdobramentos com o caso.
Colaborou Luiz Maza