Kanye West: internautas criticam tênis Yeezy com nomes de anjos islâmicos
Calçados da linha de tênis do rapper com a Adidas foram considerados apropriação cultural e criticados por “zombarem do Islã”
atualizado
Compartilhar notícia
O rapper e empresário Kanye West foi alvo de mais uma polêmica nos últimos dias. Dois tênis recentes anunciados para a Yeezy, marca de calçados do artista, fabricada e comercializada em parceria com a Adidas, foram batizados com os nomes de dois anjos islâmicos: Israfil e Asriel (ou Azrael). Para usuários do Twitter, que o criticaram, a escolha teria sido desrespeitosa com a religião e, também, um exemplo de apropriação cultural.
Vem comigo!
Críticas na web
A controvérsia girou em torno dos modelos Yeezy Boost 350 V2 Israfil e Yeezy Boost 350 V2 Asriel. O primeiro foi divulgado pela Adidas no Twitter no dia 17 de agosto, com um post que recebeu várias críticas. Israfil e Azrael são os nomes de dois dos quatro arcanjos do Islamismo. Um deles é considerado o anjo da trombeta, que a soprará no dia do julgamento, enquanto o outro é o anjo que transporta a alma dos mortos.
Chateados pelas escolhas da marca, internautas usaram a rede social de microblogs para demonstrar indignação e pedir que ele alterasse os nomes dos modelos. Muitos dos comentários, inclusive, foram publicados no próprio post do tênis Israfil, disponibilizado para o público de alguns continentes no dia 22 de agosto e já esgotado. O outro deve chegar às lojas só em setembro. Por ora, nem West ou a Adidas se manifestou a respeito da polêmica.
“Isso é apropriação cultural e é errado e perturbador para nossa comunidade muçulmana. Mude o nome do sapato”, escreveu um usuário. “Cara Adidas, vou parar de comprar e usar seus produtos se os nomes dos calçados novos de Kanye West não forem mudados, porque isso não respeita o Islã”, compartilhou outro internauta.
“Onde estão as desculpas, onde está a Justiça para nós, muçulmanos?”, questionou outro. “Você não pode usar um nome diferente? Você precisa usar o nome de um anjo extremamente importante do Islã?”, indaga outra crítica.
Petição para mudança do nome
Tamanho foi o alvoroço em torno dos nomes dos tênis que uma petição foi criada na plataforma Change.org para mudar o nome do modelo “Israfil”. O abaixo-assinado, com meta de 5 mil assinaturas, já tem mais de 3 mil apoiadores. No texto da página, inclusive, o responsável pela iniciativa deixou claro que não ouvir os pedidos seria uma má decisão de negócios, já que os muçulmanos representam um grande grupo de vendas.
“Exigimos que Adidas interrompa toda a produção deste sapato imediatamente, emita um sincero pedido de desculpas à comunidade muçulmana e consulte um representante da comunidade para superar essa curva de aprendizado, para que isso não aconteça novamente no futuro”, afirma o texto, que também pede para os adeptos da religião boicotarem as vendas da Adidas.
Yeezy
A collab entre Kanye West e a Adidas estreou em 2015; antes, a parceria do rapper era com a Nike. Os sneakers lançados pela Yeezy estão entre os mais aguardados do universo dos tênis. A marca fez o cantor ser considerado um dos bilionários da revista Forbes, com patrimônio estimado em US$ 1,3 bilhão.
Vale lembrar que West havia anunciado, no dia 4 de julho, sua pretensão de concorrer às eleições presidenciais dos Estados Unidos de forma independente. Embora já tenha escolhido até a candidata a vice-presidente, ele já perdeu o prazo para colher assinaturas para a candidatura em alguns estados norte-americanos. Sem elas, não pode concorrer às eleições pelos respectivos estados. Enquanto isso, ele continua coletando assinaturas válidas em outras unidades dos EUA.
Colaborou Hebert Madeira