metropoles.com

João Pimenta, Artemisi e The Paradise movimentam o início do SPFW N56

Patricia Viera, DePedro e Martins também estão entre os desfiles dos dois primeiros dias da semana de moda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zé Takahashi/Agência Fotosite
Luiza Brunet e Preta Gil em grupo de pessoas na passarela do São Paulo Fashion Week. Na frente, a atletla paralímpica Laissa Guerreira - Metrópoles
1 de 1 Luiza Brunet e Preta Gil em grupo de pessoas na passarela do São Paulo Fashion Week. Na frente, a atletla paralímpica Laissa Guerreira - Metrópoles - Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite

Nessa quarta-feira (8/11), o São Paulo Fashion Week iniciou a edição N56. A partir da continuidade do tema Origens, o evento reúne marcas consagradas e estreantes. No primeiro dia de cronograma, etiquetas como Patricia Viera, João Pimenta, DePedro, Martins e Artemisi apresentaram coleções. Entre os destaques dessa quinta-feira (9/11), está o desfile da marca The Paradise, com Luiza Brunet e Preta Gil na passarela.

Vem conferir!

Luiz Brunet e outras modelos em backstage de desfile - Metrópoles
De 8 a 12 de novembro, ocorrem os desfiles do SPFW N56

Patricia Viera

A abertura oficial do São Paulo Fashion Week N56 foi realizada pela etiqueta Patricia Viera. Na passarela, apresentou principalmente vestidos glamorosos, além de conjuntos em modelagem de alfaiataria, minissaias e tops com toque festivo.

A designer carioca aposta em pigmentos naturais e paleta metalizada. Entre as criações da nova coleção, não faltaram os clássicos da estilista: couro e recortes feitos a laser.

Na passarela, modelo usa conjunto preto de couro - Metrópoles
Patricia Viera abriu esta temporada do São Paulo Fashion Week

 

Na passarela, modelo usa vestido dourado de couro - Metrópoles
Couro e metalizado estão no repertório

 

Mônica Martella na passarela em desfile de moda, usando vestido longo com mosaico de couro em preto e branco - Metrópoles
Mônica Martelli desfilou para Patricia Viera

João Pimenta

O sincretismo brasileiro foi o ponto de partida para a coleção criada por João Pimenta e revelada no SPFW N56. Nos visuais essencialmente maximalistas, a cartela de cores se deu em tons sóbrios, como preto e branco, mas incrementados por brilho, dourado e cintilância.

Em shapes estruturados, com direito a mangas bufantes e pernas volumosas, o estilista imprimiu a inspiração no Barroco. Jacquard, correntes, renda e laços complementaram os looks.

Modelo usa look dourado com o rosto tampado na passarela de moda - Metrópoles
João Pimenta levou elementos oriundos do sincretismo brasileiro para a passarela

 

Na passarela de moda, modelo usa look preto com correntes douradas - Metrópoles
As criações são maximalistas

 

Na passarela de moda, modelo usa look branco com dourado e laço maximalista frontal - Metrópoles
O laço aparece em diferentes peças

DePedro

Batizada Tempo, a nova coleção da marca potiguar DePedro, revelada no SPFW N56, mescla técnicas ancestrais, como bordados, rendas e crochê, ao uso de algodão orgânico e biopintura. O diretor criativo, Marcus Figueirêdo, une o handmade a modelagens modernas e ousadas.

“Nesta edição, falamos sobre o tempo, passado e futuro, trazendo questionamentos sobre sustentabilidade, meio ambiente, aquecimento global, e também fazendo uma viagem ao passado com os saberes dos povos originários e seus ensinamentos”, destacou o estilista, em comunicado.

Para incrementar o trabalho, a DePedro firmou parceria, nesta edição, com a Tukano, marca do ator Sérgio Marone.

“Fiquei honrado com o convite para essa collab por tudo que a DePedro acredita, defende e representa, que tem muita sinergia com os meus valores. Foi lindo visitar o sertão do Rio Grande do Norte e ver de perto, e em campo, as artesãs fazendo peças que demoram mais de um mês pra ficarem prontas”, contou.

“Acredito que os novos tempos nos mostram a importância de voltar no tempo e se reconectar ao essencial, às nossas raízes e aos saberes ancestrais que trazem muitas soluções para os problemas globais que enfrentamos hoje”, acrescentou Marone.

As sandálias foram criadas em colaboração com o influencer Kadu Dantas, que também desfilou. “Como de praxe da marca, nós decidimos honrar as raízes culturais e arquitetônicas brasileiras e, assim, nos inspiramos nos icônicos tijolos cobogós de Pernambuco, que foram criados para fornecer melhor ventilação às casas”, detalhou à coluna.

Sérgio Marone em passarela de moda - Metrópoles
A DePedro apresentou a coleção Tempo em parceria com a Tukano, label do ator Sérgio Marone

 

Na passarela de moda, modelo usa look azul com suéter em degradê - Metrópoles
Trabalhos manuais e técnicas ancestrais estão no DNA da etiqueta potiguar

 

Na passarela, modelo usa look verde estampado - Metrópoles
O influenciador digital Kadu Dantas assinou as sandálias

Martins

Desenvolvida em diferentes fases criativas do designer Tom Martins, a coleção uniu elementos opostos que resultaram em um contexto único. O trabalho da Martins com sobreposições, cortes e estampas acrescentou um toque punk divertido ao São Paulo Fashion Week N56.

O jeans esteve entre os principais materiais escolhidos para as peças. As produções foram compostas por acessórios, como pingentes e miçangas, além de cintos com pedrarias. O caos fashionista de Nova York (Estados Unidos) foi representado a partir da inspiração no seriado Sex and The City, da HBO.

O estilista descreveu o processo criativo como uma conexão entre as principais influências que o formaram como pessoa. “Meu objetivo era criar algo que fosse verdadeiramente autêntico e expressivo, mas que também causasse identificação com cada consumidor”, contou, em comunicado à imprensa.

Para compor a visão de Tom Martins, as cantoras Jup do Bairro e Majur foram convidadas como parte do time de modelos. O resultado da apresentação foi uma experiência marcada por traços já característicos da marca, mas com um olhar também para o grunge dos anos 1980.

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
O jeans foi um dos destaques do desfile da Martins

 

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
Bolsos grandes em calças e jaquetas

 

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
A sobreposição de peças foi aposta

Artemisi

A atenção do público e da imprensa estavam direcionados para o desfile da Artemisi. A marca de Mayari Jubini estreou no São Paulo Fashion Week, durante edição N56, no melhor estilo possível. Com a sala lotada, a apresentação foi uma das mais disputadas para se conferir no primeiro dia do evento.

Para a estreia, a Artemisi apostou nas referências do cinema e da arte. Intitulada Réquiem for the Time, a coleção resgatou elementos característicos da marca, como o corset, mas com um olhar também para o futuro. Composta por 24 looks, com a base da paleta de cores dividida entre preto, prata, dourado, cinza e azul, o desfile colocou a tecnologia como foco.

Modelos desfilaram com criações metálicas, que carregam um aspecto de armadura, mas com a sensualidade e contornos como características. A Artemisi convidou a cantora Urias para fazer parte do casting no SPFW.

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
A cantora Urias desfilou para a Artemisi no SPFW N56

 

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
Elementos culturais do cinema inspiraram a estilista Mayari Jubini

 

Na imagem com cor, modelos desfilam durante o SPFW N56 - Metrópoles
A marca se apresentou pela primeira vez no São Paulo Fashion Week

The Paradise

Com o brega de Joelma na trilha sonora, a The Paradise, marca dos estilistas Thomaz Azulay e Patrick Doering, animou o SPFW N56. Modelos entraram na passarela não só desfilando, mas também dançando e visivelmente se divertindo. O casting teve como estrelas Luiza Brunet e Preta Gil.

Entre as bandeiras levantadas pela etiqueta carioca, estão a diversidade e a inclusão, que, na visão dos designers, não deve ser apenas um discurso, mas uma consciência coletiva demonstrada na prática. No desfile, em parceria com a Roche, os diretores criativos tiveram o objetivo de conscientizar sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), um tipo de doença rara. Para representar os pacientes, a atleta paralímpica Laissa Guerreira foi uma das convidadas especiais.

Nos visuais, a energia vibrante também teve vez no compilado batizado de Holiday Paradise. As imagens usadas nas estampas, que são protagonistas nas peças, foram desenvolvidas por meio de inteligência artificial.

Luiza Brunet na passarela usando vestido estampado - Metrópoles
Luiza Brunet participou do desfile. Ela estava afastada das passarelas há 16 anos

 

Preta Gil na passarela usando vestido estampado - Metrópoles
Preta Gil também marcou presença

 

Cadeirante na passarela. Ela usa vestido estampado - Metrópoles
Atleta paraolímpica, Laissa Guerreira representou a bandeira da marca pela inclusão na moda e conscientização da sociedade em relação às doenças raras

SPFW N56

No começo da semana de moda, o retorno da grife Helô Rocha movimentou o calendário. A programação do São Paulo Fashion Week N56 seguirá até este domingo (12/8), com apresentações entre o Komplexo Tempo e o Shopping Iguatemi. Marcas como Apartamento 03, Dendezeiro, Ateliê Mão de Mãe, Az Marias, Forca Studio, Lino Villaventura, LED e Bold Strap revelarão coleções nos próximos dias de evento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?