Jimmy Choo anuncia abertura de sua própria escola de moda em Londres
As atividades da instituição de ensino superior terão início em setembro e prometem dar uma grande ênfase no empreendedorismo
atualizado
Compartilhar notícia
Londres ganhará uma nova universidade dedicada exclusivamente à moda. O idealizador do projeto é ninguém menos que Jimmy Choo, um dos designers de calçados mais renomados do setor de luxo. A JCA | London Fashion Academy abrirá as portas em setembro e terá como endereço o bairro de Mayfair, no coração da capital inglesa. A instituição de ensino e incubadora de talentos promete investir pesado na veia empreendedora dos alunos para formar “a próxima onda de estilistas globais”.
Vem saber mais detalhes!
JCA | London Fashion Academy
O objetivo da JCA é lançar e impulsionar marcas de moda no mercado, reunindo o que há de mais atual em design e habilidades empreendedoras. Outras novidades atraentes são a incubadora de talentos e a proposta de criar laços entre estudantes e grandes líderes em design, com reconhecimento internacional.
O designer de origem malasiana planejou a instituição há anos e contou ao The Times que a ideia partiu de seus filhos. Choo observou que Londres é uma das capitais da moda e o berço de alguns dos estilistas mais inovadores. No entanto, nem todos os designers formados deixam a graduação com uma bagagem de conhecimentos, habilidades e recursos que possibilite a criação de marcas globais de sucesso.
“Muitos designers sabem desenhar, mas eles não sabem nada sobre negócios. Antigamente, quando eu fazia um design, eu olhava para ele: ‘Oh, é tão lindo, com certeza vai chamar a atenção da imprensa!’. Eu não era um homem de negócios. Mas trabalhando por anos e anos, você aprende lentamente. Minha visão para a academia é ensinar-lhes meu conhecimento sobre design, mas também ter uma mente para os negócios”, adiantou.
Em comunicado de imprensa, Michelle Donelan, ministra das universidades do Reino Unido, destacou a importância do projeto. “É vital que os alunos obtenham a experiência e as habilidades práticas de que os empregadores e as indústrias precisam, e a abordagem revolucionária da JCA pode ajudar os alunos a atingir o objetivo de uma carreira de sucesso.”
Método de ensino
O processo educacional, segundo a instituição, vai além de “livros, palestras e atribuições práticas”. Com auxílio do método empírico, focado no empreendimento, a ideia é que o estudante conclua o curso já encaminhado ao mercado de trabalho. Por isso, os alunos têm direito a uma orientação individual para acelerar o desenvolvimento profissional.
Durante a experiência educacional, os estudantes serão incentivados a criarem as próprias marcas e comercializarem suas coleções. Além disso, a instituição proporcionará um contato constante com grandes nomes da indústria, permitindo a construção de uma rede de relacionamentos que abrirá oportunidades e impulsionará carreiras.
A academia oferecerá três níveis: básico, graduação e pós-graduação. Os cursos incluem “foundation diploma” em: design de moda; bacharelado em design, marca e empreendedorismo; bacharelado em design e acessórios; e mestrado em empreendedorismo em design e inovação de marca.
A incubadora de talentos, por sua vez, funcionará para alunos atuais, ex-alunos da JCA e empresas já estabelecidas. “O ethos da Incubação da JCA é encorajar a colaboração e cooperação em um espaço compartilhado acessível e equipes colaborativas multidisciplinares podem desenvolver por meio de projetos reais da indústria”, explica o site da academia.
Os interessados em estudar na JCA podem preencher um formulário pelo portal oficial, para saber como funcionam as inscrições. Um número seleto de alunos terá direito a bolsas de estudo na instituição, credenciada pela West London University. O campus está nos últimos estágios de desenvolvimento e funcionará em uma construção de época em Mayfair, área que foi transformada em um “centro de aprendizagem de última geração”.
Sobre Jimmy Choo
Radicado em Londres, Jimmy Choo nasceu em uma família de sapateiros da Malásia e começou a carreira no fim dos anos 1980. Em 1996, fundou a marca homônima em sociedade com Tamara Mellon, então editora de acessórios da Vogue britânica. A cobertura da revista e a princesa Diana, cliente fiel, ajudaram a alavancar os negócios da marca. Contudo, foi a série de TV Sex and the City que a levou para o nível global, graças à personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), fã declarada dos sapatos do designer.
Ao longo dos anos, a Jimmy Choo Ltd foi vendida para várias empresas. Atualmente, pertence à Capri Holdings (antigo Michael Kors Group), que a comprou em 2017 por US$ 1,2 bilhão.
Os calçados e acessórios de luxo da etiqueta já conquistaram nomes como Jill Biden, Kamala Harris, Kate Middleton, Michelle Obama e Lady Gaga. Quem cuida da direção criativa é Sandra Choi, sobrinha da esposa de Jimmy Choo, Rebecca. O fundador deixou a marca em 2001 para se dedicar a uma linha de calçados sob encomenda, aos moldes da alta-costura.
Colaborou Hebert Madeira