metropoles.com

Isak Andic: quem era o fundador da fast fashion espanhola Mango

O bilionário de 71 anos caiu de um barranco de mais de 100 metros enquanto caminhava com a família no último sábado (14/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lorena Sopena/Europa Press via Getty Images
Isak Andic, fundador da marca espanhola Mango - Metrópoles
1 de 1 Isak Andic, fundador da marca espanhola Mango - Metrópoles - Foto: Lorena Sopena/Europa Press via Getty Images

O magnata Isak Andic, fundador da rede de fast fashion Mango, estava explorando cavernas com familiares no último sábado (14/12), na Espanha, quando morreu após escorregar de uma altura de mais de 100 metros. Nascido em Istambul, na Turquia, o empresário tinha 71 anos e fundou a marca em 1984. Conhecida pelas roupas acessíveis com um toque elegante, a etiqueta é uma das maiores no segmento de moda na Europa e está presente em 120 países, onde tem cerca de 2,8 mil lojas espalhadas.

Isak Andic, fundador da marca espanhola Mango - Metrópoles
Isak Andic, fundador da marca espanhola Mango, morreu aos 71 anos no último sábado (14/12)

 

Origem turca

Nascido em 1953, Isak Andic e a família mudaram-se da Turquia para a Espanha na década de 1960, para a região da Catalunha. Ele começou a trabalhar com moda enquanto ainda estava no colégio, vendendo camisetas para os colegas.

Depois, o futuro empresário passou a comercializar roupas no atacado, fez as vendas em um carro em seguida e, por último, abriu uma loja. A Mango surgiu em 1984 e teve a expansão internacional iniciada em 1992, com duas unidades em Portugal.

O magnata foi membro de diversos conselhos consultivos internacionais durante a carreira. Entre eles, foi presidente do Family Business Institute entre os anos de 2010 e 2012, além de ter sido patrono de várias fundações.

Andic deixa duas filhas e o filho, Jonathan, que faz parte do conselho da Mango e chegou a ser executivo-chefe por um período, até o pai retornar ao controle da empresa, em 2014, devido a perdas que a marca vinha enfrentando.

Felipe VI apresenta o VIII Prêmio de Carreira Empresarial do Reino da Espanha (iese) ao Presidente e Fundador da Mango, Isak Andic - Metrópoles
Aqui, Isak Andic aparece ao lado do rei Filipe VI de Espanha (à esquerda)

 

Isak Andic, Kate Moss e Terry Richardson em evento da Mango - Metrópoles
Andic com a modelo Kate Moss e o fotógrafo Terry Richardson em 2011, na apresentação de uma coleção da Mango no Centre Pompidou, em Paris, na França

 

Loja da Mango na Polônia - Metrópoles
O magnata fundou a Mango em 1984

 

Legado internacional

O patrimônio líquido de Isak Andic, a 5ª pessoa mais rica da Espanha, era de US$ 4,5 bilhões, segundo a Forbes. Até a data da morte, ele atuava na Mango como “presidente não executivo” e era o único acionista da label, que comercializa peças femininas, masculinas e infantis, além de uma linha de itens para casa. No setor de moda espanhol, a marca só fica atrás da Inditex, empresa-mãe da concorrente Zara.

Em 2023, o faturamento da Mango foi de mais de 3 bilhões de euros, 15% a mais em relação a 2022, com 1,1 bilhão de euros só de comércio on-line. Até 2026, a label deve abrir mais 500 lojas ao redor do mundo e pretende arrecadar mais de 4 bilhões de euros em vendas. Cerca de 77% da receita atual da etiqueta espanhola, que emprega mais de 15,5 mil funcionários, vêm de outros países.

Os destaques da Mango incluem a primeira campanha estrelada pela supermodelo Kate Moss, em 2011, que contribuiu para a popularidade da marca no Reino Unido, e uma collab com Victoria Beckham em abril deste ano. Entre as marcas próprias, a espanhola oferece a Selection, com coleções sazonais mais sofisticadas e de preço mais elevado, além da Capsule, de vestuário voltado para eventos. Recentemente, a label convidou a it girl britânica Alexa Chung para a série de vídeos #THEMANGOBOX, com dicas de estilo.

Cara Delevingne e Kate Moss para a Mango - Metrópoles
As modelos Cara Delevingne e Kate Moss estrelaram campanha da Mango em 2015

 

Alexa Chung e Victoria Beckham para a Mango - Metrópoles
A estilista Victoria Beckham, que aparece ao lado da it girl Alexa Chung na foto, lançou uma collab com a Mango em abril

 

Alexa Chung para a Mango - Metrópoles
Chung aparece no primeiro episódio da série de vídeos #THEMANGOBOX, sobre estilo

 

A morte

Segundo a imprensa internacional, Isak Andic estava caminhando em uma área famosa por ter cavernas profundas, nas montanhas de Montserrat, perto de Barcelona. O resgate foi realizado por uma unidade especializada e um helicóptero após a polícia ser acionada por volta das 13h de sábado. A queda teria sido de mais de 100 metros, em um barranco.

Após o ocorrido, a Mango confirmou a morte de Andic com um comunicado assinado pelo CEO da marca, Toni Ruiz. “Sua partida deixa um enorme vazio, mas todos nós somos, de alguma forma, seu legado e o testemunho de suas realizações. Cabe a nós… garantir que a Mango continue sendo o projeto do qual Isak era ambicioso e orgulhoso”, compartilhou Ruiz.

Loja da Mango em Madri, na Espanha - Metrópoles
Atualmente, a Mango emprega mais de 15,5 mil pessoas e tem cerca de 2,8 mil lojas no mundo, entre 120 mercados

 

A morte do magnata foi comentada pela Federação das Comunidades Judaicas da Espanha por autoridades como Salvador Illa Roca, presidente do governo da Catalunha, e Pedro Sanchez, primeiro-ministro espanhol, além de Marta Ortega, presidente do grupo Inditex, dono da Zara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?