Internautas acusam Virgil Abloh de plágio por look de Gigi Hadid
O conjunto Louis Vuitton usado pela modelo no CFDA Fashion Awards 2019 é similar a uma produção da marca Peter Do
atualizado
Compartilhar notícia
Virgil Abloh é o diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton desde 2018. Suas elaborações para a marca francesa conquistam até o público feminino, como o look usado por Gigi Hadid no CFDA Fashion Awards 2019.
Segundo Abloh, que também comanda a Off-White, o mix de alfaiataria e saia plissada é parte da coleção menswear de outono/inverno 2019, apresentada em janeiro.
O look chama atenção pela mistura ousada e elegante, apesar de nem todos terem achado tão inovador. De acordo com a usuária do Twitter Shelby Ivey Christie, o conjunto vestido pela modelo é um plágio da grife Peter Do. Nos tweets em resposta, outras pessoas concordaram com a acusação. A comparação surgiu também no Instagram.
Vem comigo entender o caso!
O estilista Peter Do nasceu no Vietnã. Em 2004, mudou-se para os Estados Unidos. Formado pelo Fashion Institute of Technology (FIT), ganhou o prêmio Graduates Award pelo conglomerado de luxo LVMH (dono da Louis Vuitton) em 2014. Depois de trabalhar em grifes como Celine e Derek Lam, criou a marca homônima em janeiro de 2018.
O prêmio foi um dos argumentos usados por Shelby Ivey Christie para criticar Abloh. “Eu nem vou dizer, vejam vocês. Peter Do, outono 2019, de janeiro”, comentou. “Virgil é da LVMH. A ponte já foi construída. Vocês não poderiam ter feito uma parceria?”, questionou.
“Espere, elas não estão vestindo a mesma coisa?”, ironizou um perfil na rede social. “Qualquer coisa ligada a Virgil é geralmente roubada. Ele fala sobre originalidade e autenticidade, mas não tem”, disparou outra internauta.
Pelo timing, é possível que o look da Peter Do tenha servido de referência para o styling de Gigi. Contudo, vale lembrar que o designer apresentou a coleção de outono/inverno 2019 na mesma época que a outra marca, com elementos bem similares. Isso significa que Abloh já flertava com essa ideia, uma vez que leva um tempo para desenvolver as novidades de cada temporada.
I’m not even gonna say it. You see it.
Peter Do FW19 from January on the right………. pic.twitter.com/L8TKg3VDKM
— Shelby Ivey Christie (@bronze_bombSHEL) June 4, 2019
O estilista não comentou o assunto. No entanto, o diretor de vendas da Peter Do, Vin Ho, se manifestou pelo Instagram Stories.
Esta não é a primeira vez que Virgil Abloh é acusado de copiar referências. Questionado pela revista GQ sobre os jovens talentos que o inspiravam, o estilista Raf Simons (ex-diretor criativo da Calvin Klein) disse que o dono da Off-White não era um deles. “Off-White não. Ele é um cara doce. Gosto muito dele, na verdade. Mas sou inspirado por pessoas que trazem algo que eu acho que não foi visto, que é original”, respondeu.
Conhecido por denunciar supostas imitações na indústria da moda, o perfil Diet Prada já comparou várias criações do estilista. Por exemplo, uma cadeira feita em collab com a loja de homewear IKEA, que seria cópia da série Planner Group de Paul McCobb. Bem como quando a conta com mais de 1 milhão de seguidores alegou que a estampa de uma camiseta da Off-White era igual a uma arte do designer italiano AG Fronzoni (1923-2002).
À revista The New Yorker, o designer respondeu às críticas dizendo que a conta tem grande conceito, mas não leva em consideração que “coincidências acontecem”.
Uma das comparações do Diet Prada foi entre um conjunto do outono/inverno 2019 masculino da Off-White e outro da marca Colrs. “Apenas o uso de tecido amarelo com estampa”, rebateu Abloh, afirmando não ter visto o look na época em que desenhou o seu.
Os internautas aproveitaram a oportunidade para trazer à tona um tweet de Abloh, já deletado, feito em 2012. “O design é a mais nova fraude. Pode ter certeza”, dizia a publicação, em tradução livre.
Colaborou Hebert Madeira