metropoles.com

Instituto Casa de Criadores oferecerá curso de moda gratuito em 2022

Recém-criado, o Instituto Casa de Criadores divulga o primeiro módulo do curso gratuito com foco em educação, pesquisa e capacitação em moda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mila Cavalcante/Casa de Criadores/Divulgação
Casa de Criadores 47 edição
1 de 1 Casa de Criadores 47 edição - Foto: Mila Cavalcante/Casa de Criadores/Divulgação
Com a missão de democratizar, de forma horizontal e decolonizada, as novas bases para a educação em moda no Brasil, o Instituto Casa de Criadores (ICdC) divulga seu primeiro curso. A iniciativa recém-criada promove o primeiro módulo com foco em educação, pesquisa e capacitação de profissionais. Denominada de Qual Moda Para Qual Mundo, a iniciativa tem previsão de início para fevereiro de 2022 e as inscrições (gratuitas) estarão abertas no site.
Vem saber mais!
Giphy/Casa de Criadores/Divulgação
O Instituto Casa de Criadores nasce como um braço da Casa de Criadores, conhecida como a principal plataforma de apresentação de talentos da moda autoral brasileira. A ideia é criar um espaço de ocupação e semeadura para novas formas de compreender, produzir conhecimento e fazer moda. De acordo com o ICdC, a iniciativa deseja promover novos encontros a partir de uma reorganização radical de saberes.
A programação do curso será focada em três pilares: estilo/criação; marketing/comunicação; e negócios. Ao todo, o instituto disponibilizou 300 vagas e os selecionados poderão participar desta e das próximas atividades com o acompanhamento especial voltado às questões dos trabalhos que já desenvolvem.
A Casa de Criadores é uma plataforma de apresentação de talentos da moda autoral brasileira. Nesta foto, elementos dourados na passarela da Rainha Nagô – Projeto Lab

 

Desfila da marca Rocio Canvas
Look desenvolvido por Rocio Canvas, apresentado em uma das edições da Casa de Criadores

 

A nova iniciativa da plataforma é o Instituto Casa de Criadores. Na imagem, desfile da Not Equal

Potencializar narrativas

A proposta do Instituto Casa de Criadores é potencializar as novas narrativas que estão desafiando o mundo – social, econômica e política. Apesar das dificuldades, amam a moda, pois imaginam a construção de subjetividade e produção de imagens que destoam dos padrões hegemônicos em representatividade.

A coordenação do primeiro módulo ficará a cargo das pesquisadoras Carol Barreto, designer de moda e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, e Karla Girotto, artista multidisciplinar no Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP.

Coordenadora do módulo alunos, Karlla Girotto explicou a importância do curso para a formação de profissionais com outras narrativas.

“É urgente pensar e tomar posição frente às ruínas que são os sistemas que estruturam o nosso mundo. Não que sejam ruínas porque foram arruinadas, estas estruturas já nasceram ruínas: o capitalismo, a noção de raça, gênero e classe, a supremacia branca, patriarcal, burguesa, religiosa e falologocêntrica. A moda é intimamente ligada a todos esses sistemas”, contou em comunicado.

A iniciativa procura potencializar novas narrativas na moda. Na imagem, coleção de Felipe Fanaia

 

O primeiro módulo do curso tem previsão de início para fevereiro de 2022

 

Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas

Nomes de peso

Além das coordenadoras, um grupo renomado está encabeçando o projeto. O conselho é formado por professores, orientadores e uma equipe de comunicação composta por profissionais do mercado, como André Hidalgo, André Carvalhal, Dudu Bertholini, Dudx e Neon Cunha.
Para André Carvalhal, o debate sobre a inclusão na moda precisa ir além das passarelas, porque é necessária uma preparação que envolva todo o processo, inclusive as fases inicial e posterior. “Empreender moda no Brasil é algo bem desafiador e as lógicas do mercado mudam a todo momento”, explicou em comunicado.
“Há muitas pessoas e marcas bastante talentosas que têm dificuldade de avançar pela falta de conhecimento e preparação. A proposta do instituto é colaborar com isso, principalmente incluindo pessoas que, mesmo que queiram, por diversos motivos, não têm acesso a cursos e formação”, completou.
O Instituto Casa de Criadores oferece o curso gratuitamente

 

O primeiro módulo Qual Moda Para Qual Mundo será desenvolvido totalmente on-line

 

O curso será aberto a todos os perfis de candidatos com ou sem formação

Sem formação

O curso é totalmente gratuito, aberto a todos os perfis de candidatos, com ou sem formação, e independentemente de terem ou não experiência em moda. A inscrição não garante a vaga; todos passarão por um processo de seleção que levará em consideração critérios de inclusão social.
Colaborou Luiz Maza 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?