Inspire-se em looks de street style com as duas cores da Pantone para 2021
Em vez de eleger uma só tonalidade como a nova Cor do Ano, o Pantone Color Institute traz tons de amarelo e cinza
atualizado
Compartilhar notícia
Ninguém duvida que 2020 não foi nada fácil. Apesar dos pesares, o ano não poderia acabar sem a Pantone divulgar a tonalidade do ano seguinte. Para 2021, pela segunda vez em 22 anos, a empresa elegeu duas opções: o tom de amarelo Illuminating (13-0647) e o cinza-claro Ultimate Gray (17-5104). Segundo a instituição, trata-se de “um casamento de cores transmitindo uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante”. A coluna aproveitou a novidade para destacar alguns looks do street style que casam com essa combinação.
Vem comigo saber mais!
Propriedades das duas cores
Aconchego, otimismo, força e positividade são valores que a Pantone atribui à junção das duas cores para 2021. Independentes entre si, elas se unem e se apoiam ao mesmo tempo que trazem significados diferentes. Depois de um ano como 2020, afetado pela pandemia de Covid-19, tudo que resta é ter esperança de que as coisas vão melhorar. As novas Cores do Ano chegam com essa mensagem em um momento oportuno, diante da previsão das primeiras campanhas de vacinação contra o novo coronavírus.
“A união de um Ultimate Grey duradouro com um amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela fortaleza. Prática e sólida como uma rocha, mas ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e elevados, isso é essencial para o espírito humano”, declarou Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute.
Além do significado da junção entre as duas cores, cada uma delas tem seus próprios atributos. O amarelo Illuminating é descrito pela Pantone como uma tonalidade brilhante, cintilante, calorosa e cheia de vivacidade, “imbuído de energia solar”. Já o cinza Ultimate Gray, mais sóbrio, lembra “elementos sólidos e confiáveis que são eternos”. É uma cor que evoca tranquilidade, compostura, estabilidade e resistência, segundo a descrição da empresa.
Nos looks de street style selecionados pela coluna, as duas cores andam juntas de diferentes formas. Em alguns casos, disputam o protagonismo do visual, como nas combinações de casacos com vestidos e macacões. Em outros, uma delas assume o destaque enquanto a outra aparece em detalhes mais sutis, seja em um calçado ou na bolsa. Por serem discretas, rendem combinações diversas entre si. Vale destacar que os exemplos são inspirações, mas podem ter leves variações em relação ao Illuminating e ao Ultimate Gray.
Seleção da Cor do Ano
Para chegar à Cor do Ano, a Pantone faz uma rigorosa análise de tendências, à procura de novas influências de cores. A análise leva em conta produções da indústria do entretenimento, moda, viagens, condições socioeconômicas, entre outros segmentos. Novas tecnologias, redes sociais e até eventos esportivos podem servir como referência para a seleção da aguardada tonalidade anual.
A escolha da tonalidade virou uma tradição há 22 anos. Desde então, segundo a Pantone, ela “influenciou o desenvolvimento de produto e as decisões de compras em vários setores”, especialmente na moda, decoração e no design industrial. Para 2019, a cor escolhida foi o Living Coral, enquanto o Classic Blue foi a tonalidade selecionada para 2020. No caso de 2021, é a segunda vez em todos esses anos que duas cores são selecionadas. A última vez que isso havia acontecido foi em 2016.
Sobre o Pantone Color Institute
O Pantone Color Institute é o braço da Pantone responsável por selecionar a cor do ano, destacar as principais cores das temporadas de moda e prever tendências globais no que se refere a pigmentos. Com esse know-how, a instituição presta consultoria para empresas a respeito de cores para produtos e para as identidades visuais das marcas.
Todo o trabalho envolve psicologia das cores e resulta em parcerias com marcas globais. O intuito é dar destaque para o potencial das tonalidades, em aspectos como poder, psicologia e as emoções que transmitem. A Pantone foi fundada em 1962, nos Estados Unidos.
Colaborou Hebert Madeira