Impacto positivo: AMARO lança coleção 100% sustentável
Iniciativa faz parte de ações da marca para aumentar o uso de matérias-primas renováveis. A linha contempla peças femininas e infantis
atualizado
Compartilhar notícia
Sustentabilidade atrelada à moda deixou de ser uma pauta de reflexão, tornando-se um tema que impulsiona ações efetivas nas marcas. Unindo tecnologia e criatividade, a AMARO lança nova coleção feminina completa, produzida a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis. Além de tecidos feitos com matérias-primas certificadas e renováveis, as peças foram produzidas com menor consumo de água e químicos em seus processos.
Vem conferir essa novidade!
Com foco em peças femininas e infantis, a coleção inclui saias, vestidos, tops, camisetas, calças, shorts e calçados. Alinhado com o resultado da pesquisa realizada pela marca, que identificou que 64% das clientes querem comprar de maneira mais sustentável, o movimento vem como resposta para o público consumidor.
Entre as matérias-primas escolhidas, estão o algodão com certificação Better Cotton Initiative, cultivado com menos insumos químicos e recursos naturais; e o Algodão Brasileiro Responsável, que segue boas práticas sociais, ambientais e econômicas no cultivo.
O Tecido Zat sustentável, que economiza até 95% de água nos processos de acabamento, também está sendo utilizado pela label. E a preocupação segue para o acabamento das peças: os zíperes de toda a linha são feitos de garrafa pet, não utilizando metais pesados na fabricação.
Gerar impacto positivo é uma preocupação antiga da Amaro. Desde 2018, a marca vem pensando em possibilidades para tornar as peças mais sustentáveis. No caso das peças jeans, por exemplo, cerca de 75% são produzidas com economia de 100 mil litros de água por ano e redução de 90% no uso de produtos químicos.
O mesmo acontece com a linha de produtos fitness básico, que é feita com materiais 100% biodegradáveis. Na prática, significa que são necessários três anos para a degradação completa da peça em aterros sanitários — contrapondo o prazo de 50 anos quando se trata de tecidos sintéticos comuns.
Desde janeiro deste ano, a empresa passou a neutralizar a emissão de carbono (CO²) oriunda de seus produtos, considerando matéria-prima, manufatura, armazenamento, transporte e entrega. Em agosto, a varejista anunciou ter se tornado a primeira marca de consumo brasileira 100% carbono negativo.
Tendo como pilar a responsabilidade social e ambiental, a etiqueta vem adotando ações para mitigar seus impactos, tais como: introduzir entregas por bike delivery em São Paulo, substituição de plásticos por matéria-prima descartada na costa brasileira e estruturação de Comitê de Sustentabilidade e o programa de Social Compliance.
A coleção já está disponível no e-commerce da marca, na aba de “Sustentáveis”. Os produtos também podem ser encontrados nas guide shops da label.
Colaborou Marcella Freitas