Igualdade racial impulsiona parceria da Converse com a Barriers
A marca de calçados se juntou à etiqueta de streetwear, conhecida por investir no resgate da história e da ancestralidade no movimento negro
atualizado
Compartilhar notícia
A marca de calçados Converse costuma apostar em colaborações marcantes, com pilar artístico. Na lista de parcerias da label norte-americana, estão nomes como Comme des Garçons, Off-White, Nike, A-Cold-Wall, Kendrick Lamar e Tyler, The Creator. A mais nova collab é com a Barriers, etiqueta de streetwear focada em mensagens em prol da igualdade racial.
Vem saber mais!
Fundada em 2015 por Steven Barter, a Barriers busca conscientizar as nova gerações sobre a história da luta racial, principalmente nos Estados Unidos. A empresa procura sempre exaltar figuras representativas do movimento negro, como Malcom X, Maya Angelou, Rosa Parks, Angela Davis e Nelson Mandela. O lema da etiqueta é Create Your Opportunity (ou “Crie a sua Oportunidade”, em português).
Para a colaboração com a Converse, a maior referência é o jornal abolicionista The North Star, que circulou nos Estados Unidos no século 19, para impulsionar ideais favoráveis ao fim da escravidão no país.
“A escolha não foi aleatória: o nome do jornal significa, em português, ‘estrela-guia’, corpo celeste que aponta caminhos para se chegar a novos e melhores destinos, perspectiva compartilhada por Converse e Barriers. Esse valor compartilhado também se expressa na iconografia das duas marcas, já que o elemento principal das logos de ambas é uma estrela, o que reforça o compartilhamento de estética e posicionamento, sempre plurais e transformadores, que é explorado na parceria”, explicou a Converse em comunicado.
Na collab, tênis clássicos da Converse recebem características urbanas e engajadas que estão no DNA da Barriers. Entre as apostas, estão Pro Leather com textura atoalhada e camurça; Chuck 70 feito de lona de algodão premium, com aplicações das logos de ambas as marcas.
As palavras “wisdom” (sabedoria), “courage” (coragem) e “vision” (visão) aparecem em bordados. Esses são valores presentes no The North Star como fundamentais para a libertação dos negros.
“A partir da mistura de elementos inspirados na origem do streetwear, a moda de rua dos anos 1980, que entrou de vez para cultura pop e hoje é uma das forças motrizes dos segmentos criativos, e símbolos e iniciativas que representam a resistência e luta dos negros nos EUA, os pares compartilham tons vivos contrastantes nos cadarços, decorados com uma conta de búzios, remetendo a estampas coloridas e adereços africanos”, apontou a Converse.
Serviço
Os produtos da parceria com a Barriers já estão disponíveis, em edição limitada. Podem ser comprados no e-commerce brasileiro da Converse e também em lojas físicas selecionadas. Além dos tênis, há modelos de moletom, camiseta e bermuda.
Colaborou Rebeca Ligabue