IDA lança a coleção Trilhas com reaproveitamento de sobras de tricô
Recentemente, a marca revelou o relatório Jornadas 3, que compila as ações sustentáveis ao longo do último ano
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecida por práticas sustentáveis, inovadoras e responsáveis, a IDA acaba de lançar, pela primeira vez, uma coleção de upcycling. Batizado de Trilhas, o compilado engloba peças feitas a partir do reaproveitamento de sobras de tricô. As peças estão disponíveis no e-commerce da marca.
Vem ver!
“Ressignificar é dar novos sentidos àquilo que nos acompanha em diversos momentos da vida, e é um movimento cada vez mais presente e necessário num mundo em constante mudança. Sempre de olho em processos capazes de tornar a moda mais livre e responsável, a IDA partiu dessa perspectiva ao elaborar sua primeira coleção-cápsula de upcycling“, introduziu a etiqueta.
O lançamento faz parte das novidade de inverno 2022. Foram usados retalhos de tricô que seriam descartados pela empresa têxtil Patchwork, fornecedora da IDA desde o início, em 2019.
“Sabemos que não é fácil para nossas fábricas parceiras produzir qualquer coisa que saia do modelo tradicional de confecção, mas a Patchwork entrou nessa de cabeça conosco e se dedicou para fazer acontecer”, reconheceu Gabriela Machado, head de estilo da IDA, em comunicado.
Cada modelo da coleção foi pensado a partir de fragmentos diferentes, com base na harmonização de cores e análise de dimensões do material. Com isso, cada peça se torna única.
Na coleção Trilhas, há casacos, blusas e tops de tricô. A cartela de cores mistura tonalidades vibrantes de vermelho, rosa, amarelo e azul. Tons terrosos, branco e cinza também estão no repertório.
Relatório Jornada 3
No fim de abril, a IDA divulgou um documento que compila as ações sustentáveis da marca ao longo de 2021. O relatório Jornada 3, disponível on-line, foi revelado durante a Semana Fashion Revolution 2022.
No último ano, a marca produziu 507 diferentes modelos de roupas. Três pilares orientam o desenvolvimento das peças: Mundo, Moda e Vida. “O pilar Mundo tem as roupas com menor impacto negativo ao meio ambiente, feitas com algodão orgânico ou reciclado, tecido de garrafas PET reaproveitadas, ou envolvendo economia hídrica no processo produtivo ou eficiência energética nas fábricas”, destacou a IDA. Essa categoria representou 44% da produção em 2021.
“Os modelos do pilar Moda [53%] são peças versáteis, práticas e com informações de estilo, pensadas para agregar ao guarda-roupa de muitas formas e estimular o consumo consciente. Já os do pilar Vida compreendem peças fáceis de cuidar e lavar, que secam rápido e amassam pouco”, completou.
Além disso, 30% da confecção total recebeu o selo Meio Ambiente, que identifica peças feitas com matéria-prima homologada por certificadoras independentes. “Garantem a utilização responsável de produtos químicos, a conservação ambiental e os cuidados com a biodiversidade ao longo do processo industrial, como fornecedores que realizam gestão florestal responsável e reflorestamento no cultivo das fibras naturais e artificiais”.
Colaborou Rebeca Ligabue