metropoles.com

Icônica marca de ternos, Brooks Brothers pede recuperação judicial nos EUA

A varejista norte-americana enfrenta uma crise agravada pela pandemia e está em busca de comprador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Scott Olson/Getty Images
Loja da Brooks Brothers em Chicago
1 de 1 Loja da Brooks Brothers em Chicago - Foto: Scott Olson/Getty Images

Pioneira no mercado de ternos a pronta-entrega, a varejista Brooks Brothers pediu recuperação judicial nos Estados Unidos. A marca entrou para a lista de empresas que recorreram ao Capítulo 11 do Código de Falências do país após a crise da Covid-19, ao lado de nomes como J.Crew, Neiman Marcus e JC Penney. Com um legado de mais de dois séculos, a label enfrenta uma crise agravada pela pandemia global.

Vem comigo entender!

Giphy/Brooks Brothers/Divulgação


O processo de recuperação judicial foi aberto nessa quarta-feira (8/7), em um tribunal de Delaware, nos EUA. Pelo
Instagram, a Brooks Brothers comunicou ao público a decisão. Agora, também está procurando um comprador. De acordo com a etiqueta, o coronavírus impactou fortemente os negócios.

“Por mais de 200 anos, a Brooks Brothers permaneceu resiliente em um cenário de moda em constante evolução, ciclos econômicos flutuantes, várias posses e até guerras mundiais. Hoje é apenas o começo do nosso próximo capítulo”, escreveu. “Anunciamos um processo de venda para encontrar um novo proprietário que acredite em nossa missão e em nossos valores e que compartilhe nossa ambição”, continuou o comunicado oficial.

“Para facilitar uma venda bem-sucedida do negócio, também estamos solicitando a proteção do capítulo 11 para gerenciar o que tem sido um período difícil e incrivelmente desafiador a todos os setores, especialmente o varejo”, explicou.

A Brooks Brothers destacou que o objetivo é preservar a qualidade, o serviço personalizado e os valores da marca. Além disso, informou que o atendimento on-line e nas lojas físicas não será interrompido. Contou ainda que segue com a reabertura de espaços que foram fechados devido às recomendações de distanciamento social.

 

Ver essa foto no Instagram

 

To our loyal customers.

Uma publicação compartilhada por Brooks Brothers (@brooksbrothers) em

 

A companhia alertou, em junho, que demitiria cerca de 700 trabalhadores em três estados norte-americanos. Além disso, a empresa fechou uma de suas três fábricas nos Estados Unidos em maio. Outras duas estão, atualmente, produzindo máscaras faciais.

O Wall Street Journal teve acesso a fontes que revelaram que a Brooks Brothers contratou o banco de investimentos PJ Solomon no ano passado para explorar opções estratégicas, incluindo uma possível venda. A empresa também teria recebido um empréstimo de US$ 20 milhões da consultora Gordon Brothers.

“O varejo vem mudando bastante nos últimos quatro a cinco anos, e estávamos no processo de adaptação a esse novo ambiente. Quando o coronavírus chegou, realmente não havia como sustentar as coisas”, declarou o italiano Claudio Del Vecchio, dono da Brooks Brothers, ao veículo.

Terno antigo
A Brooks Brothers é uma icônica varejista norte-americana, e popularizou-se pelos ternos

 

loja da Brooks Brothers
A empresa entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos

 

loja da Brooks Brothers
O processo foi aberto em um tribunal de Delaware

 

Terno e gravata
A pandemia prejudicou o negócio, que já não estava em sua melhor fase

 

loja fechada da Brooks Brothers
Recentemente, a marca demitiu funcionários e fechou temporariamente inúmeras lojas

 

Camisas em arara
Agora, a Brooks Brothers também está em busca de um comprador

 

Apesar do agravante com a chegada da pandemia global, a situação não era das melhores há algum tempo. Especialistas apontam que a empresa de capital fechado vinha enfrentando dificuldades com o processo de casualização no mundo dos negócios. Nos Estados Unidos, a casual friday (sexta-feira casual) se tornou um costume. Além disso, em geral, o dress code executivo está menos rígido, principalmente com tantas pessoas adaptando a rotina para trabalhar em casa.

Em 2016, a Brooks Brothers lançou a Golden Fleece, uma linha de roupas informais. Contudo, enfrentou a concorrência de muitas empresas iniciantes. Em análise, o Business of Fashion constatou que a marca perdeu a própria identidade ao tentar se adaptar às tendências de mercado, perdendo o “status de uma marca histórica”. Outro fator apontado é que a varejista tentou aumentar as margens de lucro com produção terceirizada, perdendo clientes que priorizam a tradição e a fabricação própria.

Enquanto procura um comprador e negocia dívidas, a Brooks Brothers garantiu um empréstimo de US$ 75 milhões com a holding WHP Global. A varejista disse à imprensa internacional que o Authentic Brands Group LLC, à frente de marcas como Barneys New York e Sports Illustrated, está interessado na aquisição da label.

Modelo usando terno
Segundo a GlobalData Retail, as vendas de roupas formais masculinas caíram 74% entre abril e junho deste ano

 

Modelo usando terno e calça clara
Apesar de ter sido agravada pela pandemia, a crise da Brooks Brothers não é de agora

 

Mulher andando de bicicleta
Atualmente, a label também oferece itens para mulheres e crianças

 

Mulher na bicicleta com homem ao lado
Especialistas estrangeiros observam que a marca manteve uma abordagem antiquada, deixando de agradar consumidores que procuram produtos mais ousados

 

História

Fundada em 1818, a Brooks Brothers se define como a varejista de roupas mais antiga da América. Em 1833, Henry Sands Brooks convocou os filhos para ajudarem com seus negócios em expansão. O mais velho, Henry Jr., assumiu o comando após a morte do pai naquele ano. Ele permaneceu à frente até 1850, quando os irmãos Daniel, John, Elisha e Edward assumiram a liderança e criaram o nome atual.

A marca se popularizou ao começar a oferecer ternos prontos, em 1849. Outro marco: em 1896, a varejista lançou a camisa de botão. Também foi a responsável pela difusão do modelo de gravata conhecido como repp.

Ternos em produção
Em 1849, a Brooks Brothers passou a comercializar ternos a pronta-entrega

 

Camisa polo de botão
Em 1896, desenvolveu a camisa de botão

 

Gravatas do modelo repp
Também popularizou a gravata repp, com listras invertidas

 

Ao longo dos anos, a marca conquistou magnatas, celebridades, executivos e políticos. As peças foram usadas por presidentes dos Estados Unidos. Entre eles, Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, John F. Kennedy, Barack Obama e Donald Trump.

A Brooks Brothers foi comprada pela rede britânica Marks and Spencer em 1988. Já em 2001, foi vendida para a Retail Brand Alliance Inc., controlada por Claudio Del Vecchio. Atualmente, tem centenas de lojas espalhadas pelo mundo.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?