Ícone fashion, Sarah Jessica Parker faz 54 anos nesta segunda-feira
A atriz norte-americana conquistou o mundo com a personagem Carrie Bradshaw na série Sex and the City
atualizado
Compartilhar notícia
No fim dos anos 1990, a série de TV Sex and The City cativou uma geração de fashionistas. No papel de Carrie Bradshaw, a atriz Sarah Jessica Parker inspirou diversas mulheres com seu visual nova-iorquino, dentro e fora das telas. Nesta segunda-feira (25/3), ela completa 54 anos.
Mesmo com sua influência inegável, a artista disse à Harper’s Bazaar UK que não gosta de definir qual é o melhor vestido ou a bolsa do momento, pois acredita que cada mulher faz suas escolhas ideais. À medida que a idade avança, ela preza pelo conforto e afirma não se importar com o que os outros vão pensar.
Vem comigo conhecer mais sobre esse ícone da moda!
Início da carreira
Quem a vê hoje em dia não imagina que as coisas nem sempre foram fáceis para SJP, nascida na cidade de Nelsonville, no estado norte-americano de Ohio, em 25 de março de 1965. Filha da professora Barbara Forste com o jornalista Stephen Parker, a atriz é a quarta entre oito irmãos, com quem dividiu roupas ao longo da infância — os quatro mais novos são filhos do padrasto, o caminhoneiro Paul Forste.
Quando criança, gostava de dançar, cantar e atuar. Assim, por meio da arte, ela ajudou a sustentar a família com os primeiros trabalhos.
Sua estreia na TV foi ainda aos 8 anos, no filme The Little Match Girl (1974). Em 1982, fez um de seus primeiros papéis relevantes na série Square Pegs. Mais tarde, na década de 1990, revezou entre produções de cinema e da Broadway, período em que interpretou vários personagens intermediários. O longa L.A. Story (1991) marcou sua transição do público teen para o adulto, seguido por Lua de Mel a Três (1992), estrelado com Nicolas Cage.
Foi como protagonista de Sex and The City que a atriz viveu sua era de ouro na TV. Exibido pelo canal HBO entre 1998 e 2004, o seriado contou a história de quatro amigas e suas experiências na grande Nova York. Uma delas era Carrie Bradshaw, colunista de comportamento, conhecida pelo estilo marcante.
O sucesso foi tão grande que deu a Sarah quatro Globos de Ouro, três SAG Awards e dois prêmios Emmy — todos pela atuação como Carrie. Posteriormente, a história se expandiu para os cinemas e ganhou dois filmes.
Desde esse período, a atriz chama atenção por seu estilo e sua elegância. Em 2004, ano em que a série chegou ao fim, foi eleita Ícone Fashion pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA).
Amiga de Sarah desde os anos 1990, a estilista Patricia Field foi a responsável pelos looks da série. Assistente da figurinista na última temporada, Tracy L. Cox começou a trabalhar como personal stylist da atriz, parceria que durou mais de uma década. Por volta de 2014, Erin Walsh passou a cuidar de seu styling.
Desde 2016, SJP estrela a série Divorce, também da HBO.
Estilo
Em entrevista à Harper’s Bazaar britânica, Sarah foi categórica ao definir a diferença entre moda e estilo: “Moda é o que é oferecido ao consumidor. Estilo é o que você faz disso”. Segundo ela, seus personagens não influenciaram seu estilo pessoal, já que costuma interpretar papéis muito diferentes de sua própria personalidade.
No começo dos anos 2000, auge do estrelato, a atriz dispensava mangas e adorava um look com os ombros expostos, característica vista até hoje. O decote no estilo quadrado e a cintura marcada são outras detalhes que ela adota ao longo dos anos.
A artista gosta de ousar com uma pegada mais extravagante para os tapetes vermelhos. De vez em quando, acrescenta headpieces para arrematar as produções, como na premiere do primeiro filme de Sex and the City, em Londres. Na ocasião, usou um vestido Alexander McQueen. No Met Gala, evento conhecido pelos looks excêntricos, não é diferente. Quando quer um visual mais sóbrio, aposta no all-black, bege e tons mais claros.
Quando o assunto é street style, ela costuma eleger saias e vestidos no comprimento midi. A atriz aposta sempre que possível em produções que garantam uma silhueta alongada. Sobreposições de peças e mix de estampas também estão frequentemente presentes em seus looks. Contudo, SJP não abre mão de um estilo mais confortável no dia a dia, especialmente para passear com os filhos.
Ao jornal Huffington Post, disse que se precisasse usar um só outfit pelo resto da vida seria: calça jeans, suéter cinza, um colar e um sapato bem chique.
No fim de 2018, a marca brasileira Iorane entrou no radar da artista, que usou dois modelos diferentes de vestido.
Carrie
Já quando se trata de Carrie, sua personagem mais icônica, algumas referências são bem claras. Ela foi o retrato da mulher moderna daquele período, obcecada por it bags, como a Saddle Bag da Dior e a Baguette da Fendi.
Os sapatos da marca Manolo Blahnik ficaram conhecidos como a principal obsessão de Carrie. Quando optava por sandálias, apostava nos modelos com tiras.
Ao longo da série, a personagem eternizou várias frases icônicas sobre moda. “Quando me mudei para Nova York e estava completamente falida, às vezes comprava uma Vogue em vez do jantar. Sentia que me alimentava mais”, declarou. Outro exemplo? “Gosto do meu dinheiro onde posso vê-lo – no meu closet“.
Collabs
Ao longo dos últimos anos, SJP foi embaixadora de marcas como Garnier e Gap e fez várias colaborações. Para a rede Steve & Barry’s, assinou a linha de roupas Bitten, vendida entre 2007 e 2008. Já no início de 2010, tornou-se presidente e diretora criativa da grife Halston Heritage, parceria que durou até junho de 2011.
Três anos mais tarde, criou a própria linha de sapatos, SJP Collection. Em 2018, lançou também uma coleção para noivas, em parceria com a loja on-line GILT.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira