Herdeira da Zara assumirá o comando da marca no próximo mês
A partir de abril, a Zara volta a ser comandada por membro da família Ortega. Quem irá assumir o posto é a caçula, Marta Ortega
atualizado
Compartilhar notícia
Reconhecida como herdeira da Zara, Marta Ortega assumirá o desafio de conduzir o posto de chefia da empresa familiar, no próximo 1º de abril. Diante do cenário pandêmico e dos efeitos mundiais da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, na Europa, a profissional irá desbravar a gigante do vestuário Inditex (ITX), grupo detentor de grandes marcas; entre elas, a Zara.
Vem saber mais detalhes!
A escolhida é filha de Amancio Ortega, idealizador da Zara e fundador do grupo Index. Atualmente, ele detém 60% do conglomerado, mas se aposentou do cargo de gestão em 2011. De lá para cá, o executivo Pablo Isla estava à frente da companhia, e a partir do próximo mês quem ocupará a cadeira será Marta. O momento também marca o retorno da família ao comando dos negócios.
Aos 38 anos, Marta Ortega acumula 16 anos de carreira dentro da Inditex, ocupando cargos distantes dos holofotes. Em meio à guerra e à pandemia, os obstáculos na nova função da profissional já começaram a aparecer no ano passado, no dia 30 de novembro. Quando o grupo anunciou a herdeira como a nova presidente do conselho administrativo, as ações da Inditex despencaram 6,1% na Bolsa de Madri.
Neste momento, a empresa passa a sofrer novos impasses. Durante o período de isolamento social, as lojas do grupo conseguiram direcionar as vendas para os canais on-line. Entretanto, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia já reflete diretamente na economia do conglomerado.
Em março, a varejista de moda espanhola interrompeu as negociações na Rússia. Com isso, 502 lojas foram fechadas, e as vendas do site on-line foram interrompidas por tempo indeterminado. “Nas atuais circunstâncias, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Federação Russa e suspende temporariamente sua atividade”, apontou a empresa.
Trajetória
Aos 22 anos, Marta Ortega deu start em sua carreira no conglomerado como vendedora na loja Zara, localizada em Londres, no Reino Unido. Desde então, segue trabalhando para a empresa. Em entrevista ao Wall Street Journal no início deste ano, ela disse: “Na primeira semana, pensei que não ia sobreviver, mas aí você meio que fica viciado na loja”.
Foi em 2018 que a herdeira supervisionou a criação e o lançamento da linha premium da Zara, batizada de SRPIS. Com lançamentos semestrais, as coleções entregam peças de streetwear a preços mais acessíveis.
Desde então, Marta passou a ter papel indefinido, mas integral, na empresa de seu pai, na qual ela supervisionou o design e o merchandising de roupas femininas na Zara. Suas decisões incluem diferenciar a Zara de seus concorrentes de rua, colocando lojas em ruas dominadas por butiques de grife e contratando fotógrafos de celebridades, como Mario Sorrenti e Steven Meisel, para fotografar modelos.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Sabrina Pessoa