metropoles.com

Gucci retornará à Semana de Moda Masculina de Milão em 2020

A grife italiana encerrará a programação de outono/inverno 2020, em janeiro, depois de várias temporadas apresentando desfiles mistos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/@gucci
Gucci retornará à Semana de Moda Masculina de Milão em 2020
1 de 1 Gucci retornará à Semana de Moda Masculina de Milão em 2020 - Foto: Reprodução/Instagram/@gucci

Há dois anos, a Gucci apresenta desfiles mistos nas semanas de moda feminina, no formato coed. Isso significa que looks femininos e masculinos cruzavam a mesma passarela. Porém, os planos são outros para 2020. Para a temporada outono/inverno 2020/21, a marca de luxo italiana retornará ao calendário da Semana de Moda Masculina de Milão, entre os dias 10 e 14 de janeiro, com o desfile de encerramento.

Vem comigo!

A notícia cai como uma luva para a Câmara da Moda Italiana (Camera Nazionale della Moda Italiana), responsável por organizar o evento. Nos últimos anos, o lineup estava cada vez menor e vinha perdendo força, à medida que outras marcas adotaram o formato coed, como a Armani. Com o retorno da Gucci, a expectativa é atrair ainda mais a imprensa e compradores estrangeiros.

Em 2017, quando adotou a abordagem mista, o diretor criativo Alessandro Michele declarou que o formato fazia mais sentido para ele. Desde então, as coleções femininas e masculinas eram apresentadas juntas nos mesmos desfiles, em fevereiro e setembro. “Parece-me natural apresentar minhas coleções de homens e mulheres juntas. É assim que vejo o mundo hoje”, comentou à época.

Pietro D'aprano/Getty Images
Em 2017, a Gucci adotou o formato coed para seus desfiles. Esta foto é de junho daquele ano, na Semana de Moda Masculina de Milão

 

Daniele Venturelli/Daniele Venturelli /Getty Images for Gucci via Getty Images
Deste então, a grife misturava as coleções femininas e masculinas na mesma apresentação

 

Glen Luchford/Gucci
Em 2020, a grife italiana retornará ao calendário da Semana de Moda Masculina de Milão para apresentar sua coleção de menswear separadamente

 

Reprodução/Instagram/@gucci
A expectativa é que o desfile atraia ainda mais compradores internacionais e a imprensa para a semana masculina

 

Tullio M. Puglia/Getty Images for Gucci
Alessandro Michele trouxe excentricidade e um toque performático para a Gucci

 

Outra estratégia da Câmara da Moda Italiana é alternar os horários dos desfiles das grifes mais famosas. Dessa forma, o calendário fica mais equilibrado. Na edição de janeiro de 2020, o desfile da Gucci ocorrerá em um dia adicional. A coleção feminina será apresentada em fevereiro, seguindo o formato tradicional.

Para o CEO Marco Bizzari, o retorno mostra “uma visão e experiência para construir novas iniciativas conjuntas, mantendo a liderança do Made in Italy como a principal prioridade, acima de todas as outras considerações”.

A declaração foi feita em uma carta direcionada ao presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana, Carlo Capasa, agradecendo pela oportunidade de voltar ao lineup.

“Agora é a hora de trabalharmos juntos da mesma maneira para a Semana de Moda Masculina de Milão. Adicionar um dia ao calendário é a escolha certa para maximizar a relevância e o prestígio, devolvendo aos desfiles de moda masculina em Milão o papel que eles merecem no cenário mundial”, acrescentou o executivo em trecho citado pelo WWD.

Tristan Fewings/BFC/Getty Images
Alessandro Michele é o diretor criativo da Gucci desde janeiro de 2015

 

Jamie McCarthy/Getty Images
O designer ao lado de Lana Del Rey e Jared Leto no Met Gala 2018

 

Vale lembrar que o desfile marcará os cinco anos de Alessandro Michele na direção artística da Gucci, que pertence ao grupo Kering.

Conhecido por dar uma nova abordagem à linguagem da grife, além de colocá-la de volta aos holofotes, o estilista italiano assumiu em 2015 o cargo anteriormente ocupado por Frida Giannini. Apesar de sua primeira coleção inteiramente assinada ter sido o outono/inverno 2015/16, ele ajudou a desenvolver o inverno 2016 masculino.

 

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?