Gucci: confira 5 tendências presentes na coleção resort da grife
Sabato De Sarno realizou o primeiro desfile cruise para a grife nesta semana com detalhes que viajam pelos anos 1970
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa segunda-feira (13/5), o diretor criativo da Gucci, Sabato De Sarno, apresentou a coleção resort da grife italiana em Londres, no Reino Unido. A escolha do local, o museu nacional de arte moderna Tate Modern, complementou o conceito da coleção, que explorou a junção de dualidades, como o passado e o contemporâneo.
Além disso, a presença da vocalista da banda Blondie, Debbie Harry, na primeira fila do desfile, foi um spoiler do que seria apresentado na passarela: a nova estética boho chic da etiqueta, trilhada pela música Heart of Glass do grupo norte-americano, que fez sucesso nos anos 1970. Entre as tendências presentes nos looks, estão: camurça, transparência, laços e clássicos calçados com um longo histórico na moda.
Vem saber mais!
Camurça na roupa e nos acessórios
Um tecido específico se sobressaiu na estreia de Sabato De Sarno na coleção cruise 2025 da Gucci: a camurça. Derivado da pele curtida de animais, principalmente da cabra-montanhesa, que tem os Alpes Suíços como habitat, o material foi utilizado pelo designer da cabeça aos pés.
Looks monocromáticos, além de bolsas, calçados e acessórios, foram entregues sob o acabamento de camurça. O estilista aposta no tecido como uma forma de unir a durabilidade e a praticidade com uma tendência a ser copiada pela geração TikTok.
Transparência e laços como gravata
Presente nas passarelas desde o início de 2023, a transparência foi um dos pontos altos da nova coleção da Gucci. Engana-se quem pensa que ao apostar em revelar mais partes do corpo está relacionado a vulgaridade.
Sabato de Sarno trouxe a tendência como uma forma sofisticada e elegante, sem espaço para o sexy. A visão da Gucci é que a transparência deve ser algo menos levado a sério e problematizado.
Atento às trends que são destaque nas redes sociais, o estilista também trouxe os laços para a coleção. Contudo, de uma forma diferente. A partir de um maximalismo fantasioso, os itens foram utilizados como gravatas.
Mocassim com meia e sapatilhas
O mocassim com meia e as sapatilhas foram os calçados escolhidos por Sabato para ganhar destaque nesta temporada. A tendência fashion transita entre o conforto e o estilo. Esses calçados, que antes eram vistos como mais casuais e básicos, agora ganham um novo lugar na moda: em looks modernos e sofisticados — mas ainda super comfy (gíria em inglês para confortável).
O mocassim com meia, por exemplo, foi inserido em visuais mais urbanos e despojados. Essa combinação de um calçado clássico com a informalidade da meia adiciona uma dose de personalidade às produções do diretor criativo.
Já as sapatilhas, que sempre foram associadas a um estilo mais delicado e feminino, foram reinventadas com modelos que possuem elementos ousados, como amarrações e aplicações. O calçado na Gucci ganhou ainda mais versatilidade, e pode transitar facilmente do ambiente casual ao formal.
Todas as tendências presentes no desfile da Gucci refletem a busca por conforto sem abrir mão do estilo. Os tecidos leves e fluidos, as modelagens amplas e os calçados são elementos-chave que se destacam nas peças apresentadas. A combinação de cores vibrantes com cores sóbrias também reforça a estética dos anos 1970, mas em uma nova época.