Gucci anuncia o retorno ao calendário da Semana de Moda de Milão
Após dois anos independente, a grife voltará a integrar a programação a partir de fevereiro de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
De volta às raízes! Seguindo uma programação independente desde o início de 2020, a etiqueta italiana Gucci anunciou a sua volta definitiva para o calendário de marcas que desfilam na Semana de Moda de Milão. O CEO da marca, Marco Bizzarri, divulgou a informação nessa terça-feira (16/11), durante o palco do 26º Pambianco Fashion Summit, realizado em Milão, na Itália. E o retorno conta até mesmo com uma data definida: fevereiro de 2022.
Vem conferir!
A Gucci despediu-se da programação oficial da Semana de Moda de Milão em fevereiro de 2020. Na ocasião, a marca realizou um desfile para apresentar a coleção feminina de outono. O diretor criativo da casa, Alessandro Michele, dedicou a apresentação às diferentes camadas que compõem o design, passando desde a fabricação, encenação e visualização de um desfile de moda.
Por causa da pandemia global, ocasionada pela Covid-19, a etiqueta pulou as apresentações masculinas da primavera/verão 2021 em Milão. “Herdamos termos de vocabulário que nasceram em outros momentos. Como no salto à corda, temos que aprender a evitar tropeçar neles. Não sei se precisamos dessas palavras. Cruise, pre-fall são termos realmente antigos, vazios de seu significado”, disse Michele, em maio de 2020, explicando sua decisão de fugir dos horários e das classificações tradicionais.
No comunicado, o diretor criativo comentou a sua admiração pelo passado, mas reforçou que é necessário estar alinhado com as demandas do presente. Com isso, trouxe um tema de importante debate para o holofote: o ritmo acelerado da indústria da moda. “Esses calendários agendados nunca foram muito estimulantes em termos de criatividade. Agora, precisamos de um sistema diferente e mais elástico que se ajuste ao momento. A criatividade, assim como a água, sempre encontra espaço para correr”, acrescentou.
Alinhada a essa visão, em novembro de 2020, a marca apresentou uma coleção em formato coed – quando produções femininas e masculinas cruzam a mesma passarela. Batizada de Ouverture of Something That Never Ended (Abertura de Algo que Nunca Acabou, em livre tradução), a minissérie foi desenvolvida em colaboração com o diretor Gus Van Sant para a divulgação.
A grife italiana voltou ao formato de passarela física com o show Gucci Love Parade, no início deste mês. Tendo a Hollywood Boulevard, em Los Angeles, nos Estados Unidos, como cenário, foi apresentada a coleção de primavera/verão 2022. Em nota oficial à imprensa, Alessandro Michele referiu a inspiração da coleção à mãe, que atuava na indústria cinematográfica.
“Quando comecei a pensar sobre como gostaria de comemorar esse novo capítulo em meu trabalho cheio de aventuras, pensei em mamãe e seu precioso legado. Pensei na adoração da beleza com que ela me alimentava. Sobre o dom irrevogável do sonho e a aura mitopoética do cinema. É por isso que escolhi a Hollywood Boulevard”, compartilhou.
Na passarela, o desfile contou com a presença de artistas queridos da marca. O cantor e ator Jared Leto, que estará no filme Casa Gucci, e o ator Macaulay Culkin foram alguns dos convidados para riscar a runway vestindo as peças da nova coleção.
Além de Gaga e convidados, os demais atores e produtores usaram peças da casa italiana. Na lista, estão personalidades como Adam Driver, Jared Leto e Caroline Daur.
Confira a galeria abaixo:
Colaborou Marcella Freitas