metropoles.com

Grupo Richemont compra a marca de bolsas de luxo mais antiga do mundo

A grife belga Delvaux entrou para o portfólio do conglomerado suíço, que controla as marcas Chloé, Alaïa e Cartier

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kirstin Sinclair/Getty Images
Bolsa Brillant, da Delvaux
1 de 1 Bolsa Brillant, da Delvaux - Foto: Kirstin Sinclair/Getty Images

Mais uma marca está adentrando o prestigiado portfólio do grupo de luxo Richemont, que controla as grifes Chloé e Alaïa. Na última semana, a companhia sediada na Suíça anunciou ter comprado 100% da label belga Delvaux, considerada a marca de artigos de couro de luxo mais antiga do mundo. A grife está em atividade há quase 200 anos e foi a primeira a registrar patente de uma bolsa de mão de couro. A empresa não divulgou o preço da compra ou os termos financeiros da aquisição, feita em uma “transação privada”.

Vem saber os detalhes!

Giphy/Delvaux/Divulgação

Nova casa

Desde 2011, a participação majoritária da Delvaux era da empresa First Heritage Brands, dos irmãos Victor e William Fung, de Hong Kong, junto com a Singapore Temasek. Em abril, o grupo dos irmãos Fung estava à procura de um comprador para a marca, um dos poucos negócios de moda que ainda restavam em seu portfólio. No passado, a companhia também comandou a grife Sonia Rykiel e a marca de sapatos Robert Clergerie, vendidas em 2019 e 2020, respectivamente.

A nova empresa-mãe da Delvaux, o grupo Richemont, garantiu que a aquisição recém-anunciada não terá um “impacto financeiro significativo” no ano fiscal que se encerrará em 31 de março de 2022, nos aspectos de ativos líquidos consolidados e no resultado operacional da companhia. Também acrescentou que os resultados obtidos com a marca belga serão apresentados na seção “outros negócios”.

Com a compra, o conglomerado espera fortalecer sua atuação no ramo de artigos de couro, aproveitando os “ricos arquivos” e o “momento criativo” que a marca construiu nos últimos 10 anos. Em comunicado, a empresa destacou que a marca belga “pode ser chamada de a inventora da handbag de luxo moderna”.

“Delvaux é uma autêntica maison europeia de artigos de couro de luxo com forte tradição, know-how distinto e capacidades de fabricação excepcionais”, comunicou o diretor executivo das casas de moda e acessórios da Richemont, Philippe Fortunato. “Estamos muito satisfeitos em receber a gestão e as equipes da Delvaux na Richemont, e esperamos trabalhar de perto com eles para permitir que a maison alcance todo o seu potencial sob a administração do grupo.”

Bolsa da marca belga Delvaux
No último dia 30, o grupo Richemont anunciou a aquisição de 100% da marca belga de artigos de couro Delvaux. Esta é a bolsa Brillant, modelo mais icônico da label, criado em 1958

 

Bolsa da marca belga Delvaux
A empresa existe há quase 200 anos e é considerada a marca mais antiga de artigos de couro de luxo no mundo

 

Bolsa da marca belga Delvaux
Na visão do grupo Richemont, ela “pode ser chamada de a inventora da handbag de luxo moderna”

 

Bolsa da marca belga Delvaux
Desde 2011, a participação majoritária da empresa First Heritage Brands

 

Quase dois séculos

Faltam apenas oito anos para a Delvaux completar dois séculos de história. A marca belga foi fundada por Charles Delvaux como um ateliê de malas, em 1829, em Bruxelas. Vale destacar que a Bélgica só virou um país oficialmente em 1830. Como enfatizou o grupo Richemont, ela é considerada a mais antiga do mundo no segmento de artigos de couro de luxo, anterior até mesmo à Hermès (1837) e à Louis Vuitton (1854). Desde 1883, a label está entre as fornecedoras oficiais da realeza da Bélgica.

A empresa também é pioneira em outros aspectos. Foi, por exemplo, a primeira marca a patentear bolsas de mão de couro, em 1908. Os mais de 3 mil modelos de seu próprio arquivo são todos patenteados, como informou o WWD. Já nos anos 1930, a Delvaux foi uma das primeiras etiquetas de produtos de luxo a trabalhar com a ideia de coleções sazonais, período em que ela evoluiu para uma grife de bolsas.

“Expressões poéticas de emoção e habilidade, os designs de Delvaux são feitos à mão por artesãos que transmitiram suas habilidades de geração em geração. Linhas esculturais e couros sensuais há muito definem as criações da maison, imediatamente reconhecíveis por sua qualidade, sofisticação e atenção aos detalhes”, descreve o comunicado da Richemont.

Bolsa da marca belga Delvaux
Charles Delvaux fundou a marca que leva seu sobrenome, em Bruxelas, no ano de 1829

 

Rainha Paola da Bélgica visitando exposição da Delvaux
A marca é fornecedora oficial da realeza da Bélgica desde 1883. Na foto, a rainha Paola da Bélgica (de roupa alaranjada) comparece a uma exposição que celebrou os 180 anos da Delvaux, em outubro de 2009

 

Loja da Delvaux
A marca foi a primeira a patentear bolsas de couro, em 1908

 

Bolsas da Delvaux
O arquivo inclui mais de 3 mil peças, todas patenteadas

 

Crescimento

Segundo informações destacadas pelo WWD, a Delvaux teve um crescimento significativo após a First Heritage Brands adquirir sua participação majoritária junto da empresa de investimento estatal Singapura Temasek. Fora do país de origem da marca, houve aumento de 3% para 85% nas vendas, com abertura de flagships em Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Milão (Itália).

De 18 milhões de euros, as vendas passaram a registrar 120 milhões de euros. As lojas físicas acompanharam o ritmo e subiram de 10 para 50, ao passo em que a marca chegou a mercados asiáticos como China, Coreia do Sul e Japão. O grupo Richemont, novo dono da marca, controla empresas de quatro segmentos diferentes: joias, relógios, varejistas on-line e etiquetas de moda e acessórios.


Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?