Grife vende vestido que conquistou Rihanna em prol do Black Lives Matter
O lucro com a peça tie-dye da marca ASAI será convertido em doações para a luta antirracista e organizações sociais
atualizado
Compartilhar notícia
No fim do ano passado, Rihanna chamou a atenção nas redes sociais com um vestido rosa assimétrico. Desenvolvido pelo estilista A Sai Ta, o modelito tie-dye nunca havia chegado ao mercado. Agora, com o objetivo de apoiar a luta antirracismo e instituições sociais, o designer decidiu vender a peça e reverter os lucros para doações.
Vem comigo entender!
O post de Rihanna viralizou na web em outubro de 2019. Trata-se de um vídeo em que a fashionista aparece desfilando em câmera lenta, em um momento de descontração, a caminho de uma piscina. Nas imagens, o vestido Hot Wok, da marca ASAI, não passa despercebido.
Relembre:
A peça assimétrica havia sido desfilada no evento Arise Fashion Week, em Lagos, na Nigéria. O show aconteceu em abril do ano passado, quando a label do estilista A Sai Ta participou como convidada. Contudo, o designer britânico de origem chinesa e vietnamita decidiu não comercializar a coleção.
Segundo o estilista, depois do sucesso com Rihanna, vários varejistas se interessaram e entraram em contato para tentar colocar o vestido tie-dye em produção. No entanto, ele ainda não havia se interessado. Com a onda de protestos gerados pela morte de George Floyd e o ápice do movimento Black Lives Matter, a situação mudou.
A Sai Ta enxergou uma oportunidade para contribuir. “Minha intenção é apoiar três instituições de caridade que sejam significativas no reconhecimento da opressão e, especificamente, não lucrar com as vendas do vestido. É um ato claro de minha parte mobilizar a mudança que posso por meio da minha marca”, declarou o designer à Vogue britânica.
O britânico acredita que a moda é política e tem o poder de instigar mudanças. “Minha própria existência na indústria da moda é protestar contra a injustiça e a desigualdade, e ser uma voz para o que não está correto mas é injustamente perdoado. Não quero apenas falar sobre o que quero fazer, minhas palavras vêm com ação”, afirmou A Sai Ta.
A peça já está disponível, com entrega global. Se você quer apostar na tendência do tie-dye e ainda fazer uma boa ação, esta é a hora. Para comprar, é preciso entrar em contato com a ASAI via Instagram ou pelo e-mail para info@asaita.co.uk.
Além do Black Lives Matter, o dinheiro das vendas será destinado às organizações Solace Women’s Aid, que atua no combate à violência contra mulheres e meninas; e The Voice of Domestic Workers, uma rede de apoio a trabalhadores domésticos. Pelo Instagram, A Sai Ta comunicou que, no futuro, doará uma porcentagem de tudo o que criar para o movimento antirracismo.
Colaborou Rebeca Ligabue