Vert: grife franco-brasileira lançará novo tênis com couro de milho
O modelo vegano tem textura de matéria-prima animal, mas é feito a partir de vegetais que seriam descartados
atualizado
Compartilhar notícia
A marca franco-brasileira Vert – que adota o nome Veja no exterior – é referência em sustentabilidade na moda. Vert, que em francês significa verde, simboliza o pilar ecofriendly da grife de calçados. Para aumentar sua linha vegana, a etiqueta anunciou o lançamento do modelo Urca, feito em couro confeccionado a partir de resíduos de milho. A novidade chegará ao e-commerce internacional da label no dia 10 de agosto.
Vem comigo!
Criada na França, a marca fabrica os calçados em solo brasileiro com material sustentável. Não à toa, tornou- se queridinha de nomes como a atriz francesa Marion Cotillard, o cantor Chris Martin, Katie Holmes e Meghan Markle.
Batizado de Urca, o novo sneaker tem inspiração no clássico V-12, um dos mais vendidos. Feito com resíduos de milhos descartados (Corn Waste Leather – CWL), o lançamento integra a coleção de outono/inverno 2020. Vale destacar que esse tipo de couro já era usado em outros itens da grife, como o V-10, que tem cabedal produzido com a tecnologia.
Como alternativa têxtil ecológica, o CWL tem 50% da sua composição proporcionada por milhos descartados pela indústria alimentícia. Ou seja, em vez de ser depositado em aterros sanitários, o material de origem biológica é transformado em matéria-prima vegana. O vegetal proporciona uma textura similar à do couro de vaca para os tênis, além de ser uma opção biodegradável.
Seguindo a linha de produção atemporal, o Urca apresenta silhueta na cor branca, como as grandes criações da label. O tênis será lançado em seis versões.
O Urca chegará às prateleiras com detalhes em azul marinho, cinza e até magenta com recorte no calcanhar em preto. Para os clientes nada básicos, a marca preparou uma opção com detalhe verde neon e outra seguindo o estilo color blocking.
Para completar a silhueta sustentável, cada par recebe cadarços de algodão 100% orgânico cultivado no Ceará. Além disso, o látex utilizado nos calçados é extraído da Amazônia.
Sustentabilidade
A Vert é a marca de tênis sustentável mais buscada na plataforma global Lyst, empresa especializada em pesquisa de moda. O dado aparece no Relatório de Moda Consciente 2020, divulgado no início do ano. As pesquisas pelos tênis da label crescem 115% ao ano. Ainda de acordo com o documento, o modelo da marca mais procurado no Lyst nos últimos 12 meses é o Campo.
A empresa nasceu em 2004 com fabricação e matéria-prima 100% brasileira. Por aqui, é possível comprar peças pelo e-commerce nacional da Vert ou em lojas selecionadas. A etiqueta ainda não tem loja própria no país.
Colaborou Sabrina Pessoa