Gravata no look: confira 10 opções para além do traje formal
Para todos os gêneros, o acessório pode estar em visuais descolados. O quadro Vitrine M Fashion apresenta sugestões da peça de vestuário
atualizado
Compartilhar notícia
Historicamente, a gravata é uma peça associada ao vestuário formal masculino. No entanto, no street style, o item tem aparecido cada vez mais em visuais de todos os gêneros e em propostas descoladas. Para inspirar, a Coluna Moda Fora dos Padrões separou 10 opções do acessório.
Vem ver!
A gravata surgiu na França, no fim do século 17, como uma adaptação de uma espécie de cachecol usado na Croácia. Inclusive, recebeu o nome de “cravate” (que vem de croata, em francês). Feita de linho e musselina, originalmente, a peça mantinha o pescoço fresco no verão e quente no inverno. Já o modelo borboleta foi originado entre mercenários croatas durante a Guerra dos Trinta Anos.
Com um nó no centro e duas pontas soltas, popularizada em terras francesas, a gravata passou a ser usada tanto por homens quanto por mulheres. Ao longo dos anos, firmou-se como um adereço ocidental em trajes de trabalho e eventos de gala. Atualmente, o acessório pode garantir um toque de charme, até em visuais com saias e jaquetas despojadas, por exemplo.
Lisa ou estampada, em cores sóbrias ou vibrantes, a gravata aparece em diferentes texturas e materiais, principalmente acetinados. O quadro Vitrine M Fashion apresenta sugestões das marcas Renner e Zara. Veja:
Gravata rosa com textura, da Renner
Gravata bordô, da Zara
Gravata azul com bolinhas, da Renner
Gravata azul geométrica, da Zara
Gravata azul com textura, da Renner
Gravata preta com listras brancas, da Renner
Gravata azul com listras diagonais, da Renner
Gravata borboleta kids, da Zara
Gravata com listras, da Zara
Gravata preta lisa, da Zara
Vitrine M Fashion
Todas as indicações reunidas nesta publicação foram selecionadas por uma equipe de colaboradores da Coluna Moda Fora dos Padrões, em parceria com o Vitrine M. O time é responsável por uma curadoria especial, que inclui ampla pesquisa de itens alinhados com tendências atuais e preços considerados acessíveis.
Quando leitores adquirem alguma peça a partir desta matéria, o Metrópoles pode receber uma pequena comissão sobre a operação. É relevante destacar que os valores mencionados se referem à data de publicação e podem sofrer alterações, de acordo com os critérios de cada loja. O Metrópoles não comercializa os produtos ou serviços citados.