Golas máxi: inspire-se na princesa Diana para apostar nesse modismo
Peças com colarinhos oversized acrescentam toque retrô e delicado ao visual, como mostram looks de Lady Di e street style
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos resquícios da estética cottagecore na moda, além das mangas bufantes e dos vestidos de camponesa, é a gola em tamanho máxi. Para os íntimos, a “gola do Peter Pan”. No passado, uma das grandes admiradoras desse modismo foi ninguém menos que a princesa Diana. Neste domingo (19/9), inspire-se na forma como a princesa de Gales usava essa microtendência e veja marcas que apostaram nesse detalhe divertido nas últimas temporadas.
Vem conferir!
Lady Di
Muito antes de Harry Styles, Diana Spencer apostava nos colarinhos oversized ainda nos anos 1980. Entre eles, os modelos inspirados nos trajes vintage de marinheiros ou aqueles com uma pegada mais camponesa, como na Era Vitoriana. Há, também, versões um pouco mais discretas e atemporais. No visual, o detalhe acrescenta impacto e um charme retrô, sem muito esforço.
Os visuais oitentistas de Lady Di com golas em tamanho máxi acompanhavam vestidos diurnos com mangas bufantes e um toque clássico. Ora apareciam estampados com motivo florais e poá, ora trabalhados em cores lisas e atemporais, esbanjando delicadeza. Os formatos também eram variados, incluindo babados, formas geométricas, renda e laços de fita.
Golas oversized na moda
A melhor parte da tendência das golas exageradas é que você não precisa de várias peças que já venham com esse detalhe. Você pode, por exemplo, comprar uma camisa com gola oversized e usá-la por baixo de vestidos, suéteres e casacos, deixando a gola em evidência. Para quem ainda está em home office, é uma opção para se diferenciar nas reuniões por videochamada.
“O bom dessa tendência é que ela pode ser personalizada por pessoa, evento, hora ou dia. Pode ser mínimo e atenuado, ou pode ser ousado e visível”, destacou a stylist Rochelle White em citação feita pelo Daily Mail. O styling dos desfiles de moda pode ser uma fonte de inspiração para os looks diários.
Em meados 2019, esse estilo ganhou evidência em trabalhos de grifes, como Chanel, que apostou na delicadeza das golas máxi no Cruise 2020, primeira coleção solo da atual diretora criativa da etiqueta, Virginie Viard. Posteriormente, os colarinhos “de pradaria” apareceram em apresentações de outras marcas, como Gucci (que apostou forte nesse estilo na coleção de outono/inverno 2020), Etro e Ganni.
Diretamente das ruas
O street style de algumas das principais capitais da moda, como Nova York, Paris e Milão, confirmam que as golas máxi estão no radar de fashionistas há um tempo. Nas ruas, o detalhe aparece adornando vestidos com estampa xadrez, casacos com textura felpuda, além de camisas listradas, que também carregam estética preppy, do colegial e dos esportes finos.
Deixar o colarinho sobrepor as lapelas de blazers é uma das sugestões de styling dos looks urbanos. Nos exemplos abaixo, essa ideia surge em outfits que combinam terninhos em cores terrosas e camisas em cores bem claras, próximas do branco. Babados, rendas e ondulações (na estrutura ou no formato da gola) acrescentam delicadeza girlie. Em camadas, o resultado também fica interessante.
Entre marcas comercializadas no Brasil, é possível encontrar peças com gola máxi em varejistas como C&A e Amaro. É curioso observar que mesmo com a tendência das peças em tamanho micro, algumas partem para o lado oposto, como é o caso dos próprios colarinhos oversized e outros itens, a exemplo das calças wide leg e dos calçados de solado chunky. Qual será a próxima? Continue de olho na coluna para descobrir.
Colaborou Hebert Madeira