Gap Inc. adere a iniciativa que impulsiona a equidade racial nas empresas
Com auxílio da 15 Percent Pledge, a companhia dona da Gap e da Banana Republic abrirá mais oportunidades para a comunidade negra
atualizado
Compartilhar notícia
A Gap Inc. anunciou, nesta semana, que aderiu à iniciativa 15 Percent Pledge. Criado em 2020, o projeto pede que varejistas estabeleçam uma cota mínima de 15% de suas prateleiras para produtos de empresas que pertencem a pessoas negras. A Bloomberg informou que a fundação expandiu a meta para acomodar empresas que não comercializam outras marcas. É o caso da Gap, Banana Republic, Old Navy e Athleta, subsidiárias da Gap Inc., que implementarão programas para estimular a força de trabalho de talentos negros nos Estados Unidos, além de expandir as ações que já existem.
Vem saber mais sobre essa proposta!
Compromisso da Gap Inc.
Em comunicado, a Gap Inc. informou que trabalhará “em sintonia” com a 15 Percent Pledge para cumprir suas próprias estratégias alinhadas com projeto. Para isso, ampliará os próprios programas que impulsionam talentos negros em 15%, abrindo oportunidades dentro das próprias marcas do grupo.
A empresa quer se aproximar de universidades, oferecer estágios e programas de mentoria que permitam às marcas identificar e desenvolver profissionais em comunidades negras. As atualizações sobre o andamento do processo devem ocorrer nos próximos meses. Vale destacar que a Gap Inc., com sede em São Francisco (Califórnia), considera-se a maior companhia de vestuário especializado dos Estados Unidos.
Como apoio à missão da 15 Percent Pledge, uma organização sem fins lucrativos, a companhia-mãe da Gap está doando US$ 200 mil. A chefe de Igualdade & Pertencimento da empresa, Kisha Modica, explicou que mudanças duradouras exigem tempo e foco. Por isso, pedem um investimento a longo prazo.
“À medida que nos esforçamos para possibilitar uma cultura de inclusão e pertencimento para todos, estamos entusiasmados com a parceria com a promessa de 15% para acelerar nosso compromisso de aumentar o acesso e as oportunidades para as comunidades negras e latinas”, afirmou a executiva em comunicado à imprensa.
A 15 Percent Pledge vem trabalhando com a Gap Inc. há alguns meses para firmar os compromissos específicos das marcas subsidiárias. A empresa diz que, atualmente, 18% de toda sua força de trabalho geral nos Estados Unidos é formada por profissionais negros. Esses compõem 4% da matriz da companhia, enquanto as lojas têm 1/5 de funcionários negros.
15 Percent Pledge
A estilista Aurora James, fundadora e diretora criativa da marca Brother Vellies, criou a 15 Percent Pledge em junho de 2020. A iniciativa é uma reação ao assassinato de George Floyd por um policial branco. O caso gerou uma onda de protestos antirracismo nos Estados Unidos e no mundo.
O projeto tem objetivo de fazer com que as empresas se movimentem além de dar declarações nas redes sociais em apoio à comunidade negra. A ideia é estimular ações concretas. A propósito, os 15% do nome da organização se referem à porcentagem aproximada da população negra nos Estados Unidos.
Atualmente, cerca de 18 marcas firmaram compromisso com a 15 Percent Pledge. Entre elas, Sephora, West Elm, Vogue Magazine, InStyle US, Rent The Runway e MedMen. Aurora James aumentou o alcance da proposta inicial da organização para que outras empresas (além de varejistas) pudessem se envolver e levar a diversidade para suas equipes de trabalho.
Além do varejo
A proposta de 15% de espaço nas prateleiras comerciais ainda é a demanda original, como James explicou à Bloomberg. Apesar dos varejistas terem sido o foco inicial, a ideia agora é alcançar, também, companhias que atuam em outras frentes. A empresária reconhece que as mudanças nem sempre são imediatas, mas valem a pena.
“À medida que nos aproximamos da marca de um ano de uma pandemia que dizimou empresas e comunidades negras, é crucial que as empresas avancem para criar oportunidades econômicas para os negros em todos os níveis da força de trabalho”, defendeu a empresária. Para concretizar esse propósito, a organização auxilia grandes corporações com suporte, consultoria e prestação de contas.
Colaborou Hebert Madeira