Gap fechará as lojas físicas próprias no Reino Unido e na Irlanda
Medida é resultado de uma revisão estratégica dos negócios da marca californiana na Europa
atualizado
Compartilhar notícia
A marca de vestuário Gap fechará todas as 81 lojas físicas próprias no Reino Unido e na Irlanda, entre agosto e setembro. O comércio eletrônico da label continuará funcionando nos dois países. A decisão é resultado de uma “revisão estratégica” da companhia norte-americana em relação a seus negócios na Europa. As lojas físicas da França e Itália continuarão abertas, mas serão operadas por parceiros.
Vem entender o caso!
Reino Unido e Irlanda
A Gap informou que está “ansiosa” para manter a presença no Reino Unido e na República da Irlanda, onde começou a operar em 1987 e 2006, respectivamente. A revisão estratégica, iniciada em outubro do ano passado, visa “encontrar maneiras novas e mais econômicas de manter uma presença e atender os clientes na Europa”. Com a análise, chegou-se à conclusão de que o resultado dessas estratégias seria diferente em cada mercado.
O Reino Unido foi o primeiro país da Europa a ser alcançado pela Gap e, também, um dos mais bem-sucedidos entre as décadas de 1980 e 1990. Após o fim dos estabelecimentos físicos em solo britânico, a marca afirmou que continuará presente no país e no continente por meio do comércio eletrônico. O número de empregos que serão afetados pelo encerramento das atividades não foi divulgado.
“O e-commerce continua crescendo e queremos atender nossos clientes onde eles estiverem comprando. Estamos nos tornando um negócio que prioriza o digital e procurando um parceiro para ajudar a impulsionar nosso business on-line”, informou comunicado. Até o fim de janeiro, a companhia tinha 117 lojas físicas na Europa, 20 a menos que o mesmo período do ano passado.
Segundo o comunicado oficial, os fechamentos no Reino Unido e na Irlanda se referem às lojas Gap Speciality e Gap Outlet. “Estamos avançando cuidadosamente no processo de consulta com nossa equipe europeia e forneceremos suporte e assistência na transição para nossos colegas enquanto buscamos encerrar as lojas”, complementou a etiqueta, famosa pelos moletons. As parcerias prometem ampliar e otimizar os negócios internacionais da companhia, de maneira mais econômica.
Lojas na Itália e França
A Gap informou que está negociando a venda das lojas na França pela Hermione People and Brands, braço de varejo do Grupo FIB. Quanto às lojas da Itália, a companhia está em negociação com um parceiro cujo nome não foi revelado, mas espera compartilhar as informações assim que elas estiverem disponíveis.
A empresa de vestuário vem lutando para se manter relevante em meio à concorrência de marcas de fast fashion. Ao mesmo tempo, tenta se recuperar do impacto da pandemia de Covid-19 nas vendas. “Parcerias de franquia são uma forma forte e econômica de ampliar a marca. Por meio da franquia, a marca Gap atinge clientes em 35 países, com mais de 400 lojas e 14 sites de comércio eletrônico”, informou a marca, em outubro de 2020.
Presença global
No mundo inteiro, a Gap está presente em mais de 40 países, com lojas virtuais ou físicas, entre franquias e estabelecimentos operados por outras empresas. Além do selo próprio, a marca é dona da Athleta, Banana Republic e Old Navy. Desde março, a Gap Inc. vendeu os selos Intermix e Janie & Jack, e encerrou a marca Hill City.
Colaborou Hebert Madeira