Funk e sobriedade marcam a Semana de Moda Masculina em Paris
No Paris Fashion Week, grifes como Louis Vuitton, Dior e Givenchy apresentaram coleções para a temporada de outono/inverno 2023/24. Veja
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os dias 17 a 22 de janeiro, ocorreu a Semana de Moda Masculina de Paris. Foi a vez da capital francesa apresentar novidades para a temporada de outono/inverno 2023/24. Assim como em Milão, o estilo sóbrio foi visto em grifes como Dior e Givenchy. Em geral, a sensualidade, com toques de funk brasileiro, além da extravagância, foram entregues. Louis Vuitton, Saint Laurent e Egonlab também estão entre os destaques da edição.
Vem conferir!
Louis Vuitton
Um verdadeiro show: essa pode ser uma das formas de descrever o desfile de moda masculina da Louis Vuitton. A grife apresentou a coleção da temporada outono/inverno 2023/24 com uma apresentação da cantora Rosalía. Sem diretor criativo desde a morte precoce de Virgil Abloh, a marca teve a união de um time interno para entregar a nova visão.
O norte-americano Colm Dilliane, responsável pela KidSuper, foi o nome escolhido pela Louis Vuitton para coassinar a coleção masculina; o styling ficou a cargo de Ib Kamara, atual diretor criativo da Off-White; além da cenografia de Lina Kutsovskaya. O trabalho feito por várias mãos teve como resultado um show autêntico e atemporal.
O resultado da colaboração empolgou na passarela. A pegada streetwear foi mantida, com toques de romance. O estilo largo e confortável permeou, com calças e casacos na pegada ampla. Para a Louis Vuitton, a temporada tem menos peças justas.
Uma cor que predominou em quase toda as peças da coleção foi o cinza. A equipe entregou uma variação de itens com a tonalidade, que foram apresentadas com estampa fotográficas — destaque para o logo da grife.
Dior
Kim Jones preferiu relembrar o passado na nova coleção de outono/inverno 2023/24 da Dior. A inspiração veio a partir da época que o estilista Yves Saint Laurent era o responsável por comandar a maison. O renomado estilista ocupou o cargo de diretor criativo da marca em 1958, com forte apreço por uma alfaiataria mais suave.
Celebridades conferiram da primeira fila a nova coleção, nomes com Robert Pattinson, Eddie Redmayne, Naomi Campbell e o integrante do BTS, J-Hope, que se tornou o mais novo embaixador da Dior. Itens comuns foram reinterpretados por Kim Jones: capas de chuvas e impermeáveis, suéteres grossos, apareceram com um mood elegante e com tonalidades neutras.
A masculinidade da Dior abre espaço para peças como saias, calças com pregas extras e bermudas largas. Entre os destaques dos acessórios, o bucket hat recebeu um comprimento maior, que cobria quase todo o rosto. As botas também tiveram o seu momento, com o uso da meias encima do calçado.
Saint Laurent
A imagem que fica após o desfile da temporada outono/inverno 2023/2024 da Saint Laurent é preta. A cor predominou durante todo o desfile da maison, que teve a estreia de Anthony Vaccarelo na moda masculina. A marca francesa apostou em uma modelagem que flerta com os gêneros.
O homem da grife francesa é sóbrio, mas, ao mesmo tempo, sexy. Sobretudos, camisetas com laços, cortes acetinados, couro e alfaitaria marcaram o desfile. A gola alta também estiveram em alta, com suéteres de mohair e cetim com capuz, e blusas de cetim com decotes na altura do umbigo.
No melhor estilo Matrix, os óculos pretos foram adicionado e acrescentaram ainda mais glamour a coleção. O caimento sofisticado permaneceu em todas as peças.
Givenchy
Com uma aposta no convencional, a Givenchy apresentou a coleção outono/inverno 2023/24 de moda masculina. Matthew Williams, diretor criativo, investiu em blazers e moletons entre as peças.
O estilo streetwear foi mesclado com toques esportivos e elegantes. A sobreposição também foi uma característica, com um espírito colegial chique entre as características. A proposta da Givenchy para a temporada ficou evidenciada por uma espécie de imagem ainda não consolidada.
A visão de Matthew Williams para a maison parece ainda não estruturada. Entregou uma coleção que não decepciona, mas que fica com o desejo de que o talento do designer seja propriamente explorado.
Egonlab
A nova coleção da Egonlab tem tudo para cair na graça da geração Z. Indo em desencontro de outras grifes, a marca apostou em um estilo mais extravagante e punk. O movimento underground da noite parisiense foi visto em peças em pele, colares de espinhos metálicos, xadrez e calças com recortes divertidos.
A marca também investiu em um look que remete aos figurinos de Harry Potter. Um cachecol em duas cores foi associado a um blazer oversized preto. O estilo universitário também foi visto em outros itens da coleção intitulada Parasomnia.
Paris Fashion Week menswear
As semanas de moda masculina foram encerradas. Assim com em Milão, as grifes parisienses apostaram em mood mais sóbrio, no entanto, teve espaço para criar peças mais sexy e divertidas. O cronograma do evento também englobou marcas como Hermès, Maison Margiela, Taakk e Sacai. Agora, as atenções estão voltadas para a Semana de Alta-Costura, de 23 a 26 de janeiro.