metropoles.com

Funcionários da Adidas fazem greve cobrando salários e indenizações

A greve faz parte da campanha Pay Your Workers e acontecerá até 30 de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pay Your Workers/Divulgação
Funcionários em protesto
1 de 1 Funcionários em protesto - Foto: Pay Your Workers/Divulgação

No início da pandemia de coronavírus, relatórios já apontavam dívida da indústria da moda com funcionários de confecções. Ainda com salários e indenizações pendentes, trabalhadores de todo o mundo estão em greve até o fim desta semana, 30 de outubro. A iniciativa faz parte da campanha Pay Your Workers (Pague seus funcionários, em tradução livre).

“Os trabalhadores do vestuário não estão conseguindo alimentar suas famílias. As marcas de moda estão virando as costas. Adidas, é hora de pagar seus funcionários! Pague seus trabalhadores, respeite os direitos trabalhistas”, introduziu a organização.

De acordo com a campanha, levaria apenas 10 centavos por camiseta para as marcas garantirem que os trabalhadores da indústria de moda sobrevivam à pandemia. Segundo dados levantados em relatório, 35 milhões de costureiros ganham um dos salários mais baixos do mundo.

Funcionários em grevea
Funcionários fazem greve

 

Funcionários em greve
Reivindicando salários atrasados desde a pandemia

 

Funcionários em greve
Direitos trabalhistas também estão sendo solicitados

 

Funcionários em greve
Entre as marcas, estão funcionários da Adidas

Diante desse cenário, mais de 20 cidades, incluindo, Berlim (Alemanha), Los Angeles (Califórnia), Milão (Itália) e Dhaka (Bangladesh), se mobilizam na ação Pay Your Workers, endossada por 260 organizações da sociedade civil em todo o mundo. A ação foi abraçada por sindicatos e levou pessoas para a frente de lojas de varejo e fábricas.

Sindicalistas e outros ativistas chamam a atenção para o roubo maciço de salários que ocorreu durante a pandemia, à medida que as marcas buscavam explorar a crise global da saúde para aumentar os lucros e valores da empresa.

“A Adidas alega respeitar os direitos dos trabalhadores e, no entanto, uma série de violações ocorreu em uma de suas fábricas fornecedoras, levando a uma greve e três líderes sindicais foram presos. Esse é um exemplo claro de autoridades tentando intimidar sindicalistas e dirigentes na esperança de impedir os trabalhadores de exigirem seus direitos. A Adidas precisa tomar medidas imediatas para apoiar os direitos dos trabalhadores e garantir que algo assim nunca mais aconteça”, complementou o porta-voz Patrick Lee.

Funcionários em greve
De acordo com a Pay Your Workers, a Adidas deve US$ 11,7 milhões em salários atrasados

 

Ilustração de uma silhueta em referência ao GMoney, investidor mais famoso no ramo dos NFTs. O boneco usa uma toca laranja na cabeça e um moletom preto da Adidas
Referentes aos 14 primeiros meses de pandemia

 

O cantor Pharrell Williams, um jovem negro, magro e com cabelo curto, posando para foto em um estúdio que possui fundo azul. Ele veste um casaco de moletom preto com listras brancas da Adidas
Os funcionários estarão em greve até o fim desta semana

Segundo um relatório recente do Worker Right Consortium (WRC), organização independente que zela pelos direitos trabalhistas ao redor do mundo, leis trabalhistas estão sendo desrespeitadas pela Trax Apparel, confecção que produz roupas esportivas, incluindo peças da Adidas. O documento frisa a demissão ilegal de oito trabalhadores.

Em conclusão, o WRC continua cobrando a Adidas para cumprir suas obrigações com funcionários e exigir a correção das violações trabalhistas, bem como o pagamento dos salários atrasados desde o início da pandemia.

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?