Fotógrafo de moda, Ícaro JPG se inspira em Brasília para cliques
Na capital federal, o jovem tem crescido com trabalhos que pretendem expandir o olhar fashion do convencional
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 27 anos, Ícaro JPG encontrou no cenário brasiliense uma forma de emergir no ramo da fotografia. O jovem, que nasceu em Fortaleza, no Ceará, inspira-se na arquitetura modernista e na luz da capital federal para trabalhos, principalmente retratos, na área da moda. Com o apoio de amigos e marcas locais, o fotógrafo trilha uma carreira em ascensão por meio do olhar artístico.
Vem conhecer!
Ícaro JPG
Sem pretensão de trabalhar como fotógrafo, Ícaro se encantou, incialmente, por jornalismo. Em 2017, logo no início da graduação, vivenciou um período de greve na universidade. “Nesse tempo, fui fazer um curso de fotografia e me interessei muito. Comecei a me dar muito bem nas aulas e vi que tinha um talento”, conta, em entrevista à coluna.
O jovem se profissionalizou no ramo fotográfico. Apesar de ser cearense, Ícaro morou anos em Palmas, no Tocantins, onde pôde vivenciar as primeiras experiências como fotógrafo. “Convidava amigos, que eram modelos, para começar a criar um portfólio”, recorda-se.
Ao se mudar para Brasília com a família, as vivências proporcionaram um novo leque de referências. “Antes eu fazia foto de tudo, não tinha um nicho. Quando me mudei, entendi que poderia ter novas oportunidades”.
Na capital federal, Ícaro expandiu ainda mais as conexões com personalidades da moda da cidade, principalmente por meio da ajuda de amigos. Isso o fez crescer também profissionalmente. Nas redes sociais, ele é conhecido por postar fotografias e autorretratos que levam em consideração uma visão mais artística do que convencional.
Para além de imagens editoriais, Ícaro JPG expande o trabalho a partir do cenário disponível em Brasília. “As minhas referências vêm da moda, mas também do lado mais conceitual e artístico. Tento misturar, para manter a minha identidade”, garante.
O fotógrafo procura evidenciar, a cada novo ensaio, uma harmonia que converse com as demandas profissionais e lúdicas. “Brasília tem uma vibe mais publicitária, porém tento elaborar a minha criatividade para conseguir me destacar. Quero fazer fotos sem aquela ‘coisa’ padronizada”, finaliza.
Brasília Fora dos Padrões
A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.