Fique por dentro das novidades do segundo dia do SPFW 25 anos
A programação dessa quinta-feira (5/11) incluiu quatro marcas, o Projeto Ponto Firme e um minidocumentário sobre Alexandre Herchcovitch
atualizado
Compartilhar notícia
Atemporalidade, funcionalidade e sustentabilidade são algumas das ideias que se destacaram entre as coleções exibidas no segundo dia do São Paulo Fashion Week 25 anos. Nessa quinta-feira (5/11), seguindo a proposta 100% digital da edição, as marcas Korshi 01, A.Niemeyer, Amir Slama, Another Place e o Projeto Ponto Firme exibiram seus novos trabalhos em fashion films, desfiles gravados ou uma mistura dos dois. O evento também exibiu um minidocumentário sobre vestidos icônicos da carreira de Alexandre Herchcovitch, que completará 50 anos de idade em 2021.
Vem comigo!
Korshi 01
A Korshi 01, de Pedro Korshi, desfilava pelo Projeto Estufa (iniciativa de novas marcas inovadoras do SPFW) e, agora, está no lineup oficial do evento. Desta vez, trazendo a Koleção 05, uma cápsula de 10 peças com diferentes possibilidades de uso, dando continuidade ao “armário inteligente” e versátil que a marca se propõe a oferecer. “Não tem nenhuma peça que passa despercebida nesse sentido”, comentou o designer após o desfile digital.
O compilado inclui pijamas, casacos, macacões e uma variedade que transita entre a alfaiataria urbana e um mood mais casual. Um suéter pode ser abotoado para se transformar em um vestido, assim como um short pode se transformar em uma calça. Enquanto isso, uma bolsa vira um bucket hat em tamanho maxi, com buracos para os olhos. “É tudo uma questão da forma como você usa”, assegurou Pedro.
Em entrevista a Paulo Borges, diretor criativo do evento, o designer disse que prefere as apresentações digitais porque elas permitem mais liberdade para criar o universo da marca. Apesar disso, o fashion film da label também capta um pouco da magia dos desfiles, já que simula a correria de um backstage.
Ver essa foto no Instagram
Ponto Firme
O Projeto Ponto Firme fez sua terceira participação no SPFW, ao mesmo tempo em que completa cinco anos de existência. Desta vez, por causa da suspensão das aulas na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey (Guarulhos, SP), provocada pela pandemia, a coleção foi produzida por três egressos colaboradores da iniciativa, em parceria com o estilista Gustavo Silvestre, responsável pelo projeto.
O novo trabalho se chama Eclipse + constelações e jangadas. Vestidos, trabalhados basicamente nas cores preto, branco e alaranjado, trazem texturas, camadas e rendas. Todas as peças são feitas 100% com upcycling, reaproveitando fios da Círculo S/A, bem como peças antigas recompradas e resíduos têxteis da marca NK Store, que fez uma parceria inédita com o Ponto Firme. O crochê, principal técnica trabalhada pelo projeto, ajuda a compor os produtos.
A NK Store, inclusive, vai fazer a primeira comercialização das criações do projeto. Coleções passadas não puderam ser vendidas por questões burocráticas e legais, já que o projeto tem finalidade educacional e as peças foram confeccionadas por detentos.
Os bastidores da coleção e o desfile foram exibidos em um vídeo com direção de Laura Artigas. Sobre a inspiração, o Ponto Firme informou que é baseada “nas relações de imagem entre eclipse, constelações e jangadas. O eclipse é uma referência à potência de dois astros, às suas luzes e também às suas sombras. A palavra eclipse também é usada em navegações e significa intervalo entre luz e escuridão, num farol de navegação”.
Ver essa foto no Instagram
A.Niemeyer
A coleção Origem, da A.Niemeyer, é um retorno a tudo o que a marca priorizou em seus 14 anos de mercado. Os quatro pilares principais – atemporalidade, conforto, estilo e qualidade – se encontram em modelagens simples e confortáveis, que têm tudo a ver com o que o momento atual pede. Segundo a marca, a coleção foi feita com uma mistura de peças novas e antigas. O fashion film que apresenta o trabalho é de Hick Duarte.
Plissados acrescentam texturas às peças, que são amplas, mas ganham uma silhueta acinturada com o uso de amarrações e corseletes. Os bolsos e recortes dão um tom desconstruído. A paleta de cores trabalha muito com cores cruas e neutras, especialmente o branco, que acrescenta um quê tranquilo e relaxante, em alguns momentos intercalado com estampas de círculos ou quadrados. Tonalidades terrosas contribuem com a cartela natural proposta por Fernanda Niemeyer e Renata Alhadeff, diretoras criativas.
Ver essa foto no Instagram
Alexandre Herchcovitch, 50 anos, estilista
O minidocumentário celebra seis peças icônicas de um dos estilistas brasileiros mais importantes, Alexandre Herchcovitch, que completará 50 anos em 2021. Entre inspirações como Boy George, Marilyn Monroe, os anos 1950 e jacquards, o renomado designer explica detalhes sobre a construção dos vestidos marcantes.
Uma das histórias contadas no curta-metragem é a de um vestido de tricô que pesa 8 kg, feito por sua mãe. Em outro momento, Herchcovitch destrincha as ideias sobre um look que teria tudo pra ser leve e esvoaçante, mas ele quis deixar a obviedade de lado e acrescentou peso, por meio de correntes. Vale a pena conferir!
Amir Slama
Cores quentes conduzem a nova coleção de Amir Slama, que brinca com listras, blocos de cores, degradês e outras estampas veranis. O designer se aventura nas inspirações do Sol em seu resort 2021, ao mesmo tempo em que revê parte de sua trajetória no segmento beachwear. “Quando comecei a trabalhar com moda praia, ela era vista como um acessório, um complemento, e tivemos um trabalho muito duro de poder mostrar que a praia brasileira, esse lifestyle, é moda”, comentou o designer na live do SPFW.
A escolha das tonalidades reflete o calor dos dias ensolarados, assim como nuances de azul, em referência ao céu. Slama procura por sentimentos positivos e uma renovação diária nas peças. Quanto às formas cavadas, estilo asa delta, são resgates do fim dos anos 1970 e começo da década de 1980. A coleção foi produzida com tecidos e materiais reciclados, do próprio ateliê do designer, e apresentada em um desfile gravado.
Another Place
A Another Place faz uma reflexão sobre o período de isolamento social no vídeo Broken Promises for Broken Hearts (Promessas Quebradas para Corações Partidos, em tradução livre), com direção criativa de Rafael Nascimento. Somos capazes de viver sozinhos? Nos relacionaremos novamente? Esses devaneios cercam o personagem principal do curta-metragem, interpretado pelo ator Cadu Libonati, que entra em um carro na garagem do hotel Tivoli Morrafej, em São Paulo, e começa a ver e flertar com diferentes pessoas. Ao fim, descobre que tudo foi fruto da imaginação.
Todos os personagens exibidos vestem o streetwear moderno da marca, que traz peças de nylon e algodão com assimetrias, ao mesmo tempo em que resgatam algumas das criações mais marcantes de sua trajetória. Top croppeds, body segunda pele com uma estampa ácida e uma calça com fenda são alguns pontos altos da coleção, que também traz um toque de atemporalidade em algumas peças.
Além das plataformas digitais do São Paulo Fashion Week, os conteúdos estão sendo exibidos em projeções noturnas de prédios da Avenida Paulista, sem falar nos painéis de LED que estão circulando por cinco regiões da cidade em caminhões e triciclos. O evento vai até este domingo (8/11) e ainda promete muitas novidades.
Colaborou Hebert Madeira