Festival Nordestesse chega à segunda edição em Brasília
Projeto idealizado por Daniela Falcão reúne criativos nordestinos de moda, design, arte e gastronomia. Evento vai até 28 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
O projeto Nordestesse, que tem como objetivo divulgar novos criativos dos nove estados do Nordeste, realiza a segunda edição do seu festival em Brasília entre os dias 26 e 28 de abril. Na capital federal, a multimarcas Quadra será a anfitriã do evento, que acontecerá no Lago Sul.
Vem saber tudo!
Enxergar o Nordeste para além de um destino de férias: esse é o principal objetivo do Nordestesse, projeto criado pela jornalista Daniela Falcão. A baiana – que estudou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), mas fez carreira em São Paulo, onde comandou a revista Vogue Brasil e outros títulos da Edições Globo Condé Nast – viu uma lacuna no que tangia aos criativos nordestinos.
Com uma proposta inteligente, o Nordestesse é muitos em um: é uma plataforma que produz conteúdos, que faz curadoria de artistas e marcas, e que ainda materializa toda essa potência em ações presenciais. Com menos de um ano de vida, já soma no currículo parcerias com a Magazine Luiza, capa na revista Vogue Brasil e até eventos fora do país, em Portugal e no Uruguai.
Especial Dia das Mães
A ideia de trazer o Festival Nordestesse – nome do evento presencial – para Brasília foi natural, uma vez que a cidade herdou um pouco da cultura de cada estado nordestino. A primeira edição, que ocorreu em novembro de 2021, atraiu a atenção pela novidade e pela curadoria de peças, acredita Daniela Falcão.
“Para esta segunda edição, ampliamos o portfólio com mais marcas de moda e de decoração, tudo pensado para o Dia das Mães”, explica à coluna. A jornalista destacou o sucesso da Tramei, etiqueta potiguar que tem como carro-chefe as cadeiras espaguetes de ferro modernizadas, que volta para a nova edição do evento; e a entrada da pernambucana Olha a Trela, que trabalha com itens para festa – de toalhas a copos e pratos – pintados à mão.
Moda com raiz
Outro sucesso da última edição que retorna à Brasília é a marca homônima da estilista baiana Adriana Meira. Túnicas, vestidos e jaquetas ganham desenhos afetivos e repletos de ancestralidade. A Casa Aika foi outra que bombou, provavelmente por fazer roupas para mulheres e todos os corpos e idades. A cearense SAU, dona de um beachwear moderno, também faz o seu comeback.
Já a baiana Ateliê Mão de Mãe, que tem como carro-chefe um crochê que sai do lugar comum, faz seu début no evento. Outros três nomes potiguares também estreiam: DePedro, que transforma os ricos bordados do Rio Grande do Norte em peças contemporâneas; Bia Souza, que cria uma moda minimalista, mas alegre e via; e FunFit, que usa tecidos nobres como linho e algodão sustentável no segmento fitness.
Serviço
A segunda edição do Festival Nordestesse acontecerá de 26 a 28 de abril no Lago Sul, na multimarcas Quadra. Na terça-feira (26/4), começa às 15h e vai até 20h e, nos demais dias, vai das 11h às 20h.
Q.U.A.D.R.A: SHIS QI 13, conjunto 7, casa 8, Lago Sul
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Carina Benedetti