metropoles.com

Festival Internacional de Documentários de Moda começa esta semana

Em formato híbrido, o evento também transmitirá filmes inéditos do universo fashion, como Christian Louboutin e Karl Lagerfeld

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
France Inter/Reprodução
Capa de documentário
1 de 1 Capa de documentário - Foto: France Inter/Reprodução

Moda é cultura, e o Festival Internacional de Documentários de Moda, também conhecido como Feed Dog Brasil, aterrissará no Rio de Janeiro para realizar mais uma edição. Em formato híbrido, o evento também será transmitido para todo o país, de 9 a 14 de novembro. Além dos documentários, filmes, oficinas e debates complementam a programação.

Vem como saber mais detalhes!

Giphy/France Inter/Reprodução

“O desfile de filmes vai começar e, desta vez, tem passarela presencial”, anunciou o Feed Dog Brasil, em sua conta oficial do Instagram. Após as edições totalmente virtuais, o festival – focado no cinema de moda – anuncia a programação deste ano.

Após desembarcar em grandes cidades, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, nos últimos anos, o evento escolheu o Rio de Janeiro para armar as atividades. A sessão de abertura presencial terá o documentário Yellow is Forbidden, de Pietra Bretkelly. A narrativa apresenta a história da estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo icônico vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015.

Festival de filmes
Yellow is Forbidden será apresentado na estreia do festival

 

Festival de filmes
Paris is Burning complementa a programação

 

Festival de filmes
Os filmes e documentários também serão reproduzidos no site oficial do Feed Dog Brasil

 

Festival de filmes
Um filme inédito sobre Christian Louboutin complementa a lista

 

Festival de filmes
Um longa sobre Karl Lagerfeld também engrossa a lista da programação

O festival celebra o instigante universo fashion e convida o público a pensar e repensar a moda. “O Feed Dog é um festival de cinema que olha a indústria da moda em 360º. Nosso interesse pelas grandes criações é tão intenso quanto nas questões ambientais, trabalhistas e comportamentais. Isso se vê refletido na seleção de filmes e nas atividades paralelas”, observou o diretor artístico do festival, Marcelo Aliche, em comunicado à imprensa.

Desde 2017, o evento ganhou edições no Brasil e se superou a cada realização. Para este ano, o festival apresentará 14 títulos internacionais e nacionais de produções clássicas e contemporâneas. Como uma forma de complementar a bagagem de moda do púbico, filmes inéditos complementam a programação, como Christian Louboutin, Karl Lagerfeld, Dries van Noten, Fause Haten, Vivienne Westwood e a história do icônico tênis Air Jordan, por exemplo.

Festival de filmes
One Man and His Shoes retrata o icônico tênis Air Jordan

 

Festival de filmes
O documentário Favela é Moda mostra a recente tendência do surgimento de agências de modelos na periferia das grandes cidades

 

Festival de filmes
Discount Workers documenta o incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, no Paquistão

 

Festival de filmes
Advanced Style retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos, cujo estilo eclético e espírito de vida guia seus looks

De forma simultânea, o festival vai ter programação paralela, recheada de talks, debates e oficinas presenciais no Teatro Riachuelo, localizado no Rio de Janeiro. Além disso, todas as atividades serão transmitidas no canal oficial do festival no YouTube. Quem se interessar pode se inscrever e conferir maiores detalhes no site oficial do evento.

“A mostra de filmes, as oficinas e os debates tratam desde temas urgentes até o trabalho dos grandes criadores, seus processos criativos e seu estar no mundo. Os filmes dialogam com os debates e as oficinas, propondo uma visão da moda que não é apenas contemplativa, mas criativa e interativa. Pensar a moda é também fazer moda e vice-versa. As oficinas complementam essa experiência e contribuem para a capacitação de profissionais dessa área que é estratégica para um Brasil”, finalizou a curadora, Flávia Guerra.

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?